Com o objetivo de traçar um paralelo entre a formação do Estado e o surgimento das instituições de Direito Público na Ásia Ocidental, Egito, Grécia, Roma, além das sociedades feudais européias, o Museu da Justiça do Rio de Janeiro vai promover o curso “História das Instituições de Direito Público I – Antiguidade e Idade Média”. As inscrições já estão abertas.
As aulas acontecerão nos dias 25, 26 e 27 de março e 1º e 2 de abril, das 18h às 20h, com carga horária total de 10 horas. Entre os palestrantes estão o desembargador Luiz César de Aguiar Bittencourt Silva e os professores Anja Bittencourt e Jorge Luís Rocha. O curso é direcionado a juízes, servidores, professores e estudantes de Direito, História e Sociologia e aberto ao público em geral.
O número de vagas é limitado. A coordenação do evento será responsável por definir os critérios e percentuais de cada categoria de participantes para seu preenchimento. Somente serão emitidos certificados de freqüência aos alunos que se inscreverem antecipadamente e que comparecerem a no mínimo 80% das aulas.
As inscrições podem ser realizadas, até 48 horas antes do início do curso, pessoalmente, no Museu da Justiça.
Serviço
Curso: História das Instituições de Direito Público I – Antiguidade e Idade Média
Data: 25, 26, 27 de março e 1º e 2 de abril.
Horário: 18h às 20h
Endereço: Rua Dom Manuel 29, 3º andar, sala 14. Telefones 3133-2975 ou 3133-3768.
Confira o conteúdo programático
1ª aula:
Ásia Ocidental e Nordeste da África
A revolução urbana e do regadio. A sedentarização. As supremacias imperiais egípcia, assíria e persa. A conquista macedônica.
2ª aula:
Antiguidade Clássica: Grécia
Do genos à polis. A polis grega. As reformas políticas. A Tirania. A Democracia.
3ª aula:
Antiguidade Clássica: Roma – I
O septimontium. A realeza. A oligarquia do patriciado. Instituições republicanas. A ascensão da plebe. A nobilitas. Decadência e queda da República.
4ª aula:
Feudalismo
Exibição do filme “O Incrível Exército de Brancaleone”, 1965. Direção: Mário Monicelli.
5ª aula:
Feudalismo
Exibição do filme “O Incrível Exército de Brancaleone”, 1965. Direção: Mário Monicelli.
Revista Consultor Jurídico