Há onze dias, o Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul é acessado por meio do site www.tjms.jus.br. A mudança aconteceu devido a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para garantir segurança e padronização dos domínios da Justiça na internet. Operacionalmente a mudança não é aparente, mas, de fato, o domínio jus é mais seguro para a transferência de dados.
Os tribunais tiveram 90 dias desde a publicação da determinação, em 21 de dezembro, para fazerem as alterações necessárias ao cumprimento da medida. O TJMS antecipadamente já se adequou.
Ainda é possível acessar o endereço antigo e o novo no site do TJMS (tanto faz www.tj.ms.gov.br como www.tjms.jus.br), mas, de acordo com o diretor da Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça, Lício Sérgio Ferraz de Brito, os dois endereços devem ser mantidos somente por mais alguns meses.
O diretor explica também que o novo endereço possibilitou maior padrão, e a nomenclatura clara facilitará o acesso dos jurisdicionados. Aliado a isso, há o fato de o coordenador desse domínio ser o próprio CNJ, e não mais o executivo, como no antigo endereço eletrônico ponto gov.
As regras para a mudança, e as tabelas que estabelecem os endereços eletrônicos estão na Resolução nº 45 do CNJ, que estabelece padrão aos endereços eletrônicos, seguindo uma única lógica de nomenclatura. A justificativa é que os sites das unidades do Poder Judiciário foram estabelecidos ao longo dos anos, sem um padrão mínimo, o que dificulta o acesso dos internautas.
Fonte: www.tj.ms.jus.br