O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão cancelou 54.071 títulos de eleitores que não se apresentaram à Justiça Eleitoral. No ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou a revisão em 27 cidades do estado, com base em estudo comparativo entre eleitorado, população e número de transferências.
O principal item que motivou a revisão eleitoral foi o fato de alguns municípios terem 80% da população como eleitores. Nas revisões, os eleitores devem se apresentar à Justiça Eleitoral para confirmar sua identidade e domicílio ou seu vínculo profissional, patrimonial ou comunitário com a cidade. A Resolução 21.538/2003, do TSE, regulamentou que durante o período da revisão, os eleitores estão obrigados a comparecer aos postos de revisão para não perderem o título.
O eleitor, que teve seu título cancelado, deve ir ao Cartório da Justiça Eleitoral da cidade até o dia 7 de maio. O procedimento de revisão ou transferência exige que o eleitor tenha em mãos o documento de identificação original, título de eleitoral e comprovante de residência.
Lista de cidades que passaram por revisão
Afonso Cunha
Altamira do MA
Anapurus
Bacabeira
Belágua
Bequimão
Brejo de Areia
Cajari
Fernando Falcão
Fortuna
Governador Luiz Rocha
Igarapé Grande
Jatobá
Lago dos Rodrigues
Lagoa Grande do MA
Lima Campos
Marajá do Sena
Passagem Franca
Porto Rico do MA
Sambaíba
Santo Amaro do MA
São João Batista
São João do Sóter
Senador Alexandre Costa
Serrano do MA
Sucupira do Riachão
Trizidela do Vale
Urbano Santos
Revista Consultor Jurídico