O Tribunal Superior Eleitoral está de cara nova. O TSE divulgou, na sexta-feira (18/4), o nome do primeiro colocado no concurso que selecionou a logomarca da Justiça Eleitoral. A marca criada pelo publicitário e designer gráfico Hector Fábio Alves Salas, da Bahia, foi escolhida entre as 451 inscritas. O prêmio para o vencedor é de R$ 15 mil.
O concurso nacional teve três etapas. Das 451 inscrições iniciais, sete foram indeferidas. Na primeira fase do concurso, foram selecionados 30 trabalhos por duas comissões, uma julgadora e uma organizadora. A comissão julgadora era formada por dois professores de Artes Gráficas da Universidade de Brasília (UnB) e três servidores da Justiça Eleitoral.
Já na segunda fase, três dessas peças foram selecionadas e, em seguida, submetidas à avaliação dos assessores de comunicação social da Justiça Eleitoral, com a participação de todos os Tribunais Regionais Eleitorais e do TSE, que definiram a classificação dos três primeiros colocados.
Conceitos
Para construir a logomarca classificada em primeiro lugar foram trabalhados três conceitos: solidez, seriedade e modernidade. As cores escolhidas buscaram trazer a idéia da nacionalidade para marca, que lembra a imagem do voto sendo depositado na urna. De acordo com o publicitário, a intenção foi mostrar, de forma simples, como o voto contém a noção do todo que é o Brasil.
Com base nas informações passadas no edital de abertura do concurso, os participantes puderam desenvolver a logomarca que julgavam que corresponderia à demanda da Justiça Eleitoral.
A logomarca escolhida no concurso não substituirá o brasão da República, presente nos documentos oficiais. Apenas identificará melhor os tribunais e órgãos vinculados à Justiça Eleitoral. O concurso, que foi aberto ao público em geral, faz parte do processo de melhoria da identidade visual do TSE, dos TREs e dos cartórios eleitorais em todo o país.
Revista Consultor Jurídico