Fábio Leal Cardoso, procurador do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), foi eleito presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). A eleição aconteceu nesta terça-feira (6/5) nas unidades do Ministério Público do Trabalho de todo país. Cardoso, que concorria em chapa única, recebeu 388 votos dos procuradores. De 752 votantes, 404 compareceram às urnas. Ele toma posse dia 20 de maio.
Segundo o procurador, sua gestão buscará a integração dos membros do MPT e continuará defendendo a efetividade dos direitos trabalhistas. Cardoso afirmou que a batalha contra o trabalho escravo será uma das metas da sua gestão. “Continuaremos a lutar pela aprovação da PEC 438 de 2001, que prevê a expropriação de terras onde for encontrado trabalho escravo.”
Natural de Brasília, Fábio Cardoso tem 45 anos e é pós-graduado em Direito do Trabalho e em Direito e Processo do Trabalho. Ingressou no MPT em junho de 1997. Foi coordenador de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap) e membro da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (Conaete).
Veja a composição da diretoria eleita
Presidente: Fábio Leal Cardoso
Vice-presidente: Daniela Landim Paes Leme
Secretária-Geral: Andréa Nice da Silveira
Diretor-Financeiro: Joaquim Rodrigues Nascimento
Diretora de Relações Institucionais: Ana Luiza Alves Gomes
Diretor de Assuntos Jurídicos: Rodrigo Cruz da Ponte Souza
Diretor de Assuntos Legislativos: João Batista Martins César
Diretora Social e de Eventos: Teresa Cristina D’Almeida Basteiro
Diretor de Comunicação: Pedro Lino de Carvalho Júnior
1ª Suplente: Maria Amélia Bracks Duarte
2º Suplente: Flávio Henrique F. Evangelista Gondim
3º Suplente: Zélia Maria Cardoso Montal
Revista Consultor Jurídico