Os detentos do Rio de Janeiro serão beneficiados no 2º Mutirão Integrado do Sistema Carcerário organizado pela Vara de Execuções Penais do estado. O mutirão ocorrerá no presídio Vicente Piragibe, em Bangu, que tem 1.310 detentos. Serão beneficiados os presos que ainda não têm direito a visita periódica ao lar e trabalho extramuros. Documentos como certidões de nascimento, registros de identidade e carteiras de trabalho também serão concedidos.
O mutirão acontecerá entre os dias 26 e 31 de janeiro, das 10h às 18h. O presídio abriga apenados do Comando Vermelho em regime semi-aberto. No dia 31, uma solenidade contará com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Uma equipe de 25 pessoas, entre juízes, servidores, estagiários e seguranças, trabalhará na ação.
Na primeira etapa do mutirão, realizada em setembro do ano passado nos presídios Plácido de Sá Carvalho, no Rio, e Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos dos Goytacazes, foram concedidos, ao todo, 641 benefícios, sendo 422 no Rio e 219 em Campos. Segundo dados da Vara de Execuções Penais, há hoje no Rio cerca de 23 mil presos.
Revista Consultor Jurídico