O Tribunal de Justiça de Mato Grosso publicou na quarta-feira (28/1) edital que declara aberta uma vaga de desembargador reservada aos juízes de carreira. Os interessados em concorrer terão 10 dias para fazer a inscrição, que pode ser feita apenas pelo site do tribunal.
A vaga, aberta com a aposentadoria do desembargador Licínio Carpinelli Stefani, em dezembro, deverá ser preenchida pelo critério de merecimento.
O último juiz de carreira que passou a desembargador foi Gerson Ferreira Paes, por antiguidade, em setembro de 2008. Antes dele, em fevereiro do mesmo ano, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha foi escolhido pelo critério de merecimento.
O juiz que quiser se inscrever deve apresentar requerimento e documentos, que serão encaminhados à Corregedoria-Geral da Justiça. Depois da análise sobre o seu desempenho, o presidente do TJ-MT, Rubens de Oliveira Santos Filho, irá levar a questão para o pleno.
Os candidatos serão avaliados por critérios de produtividade, segurança e rapidez e pela frequência e aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeiçoamento. A eleição não tem data marcada.
Para a nova vaga poderão se candidatar os juízes de Entrância Especial (Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis) que integram um quinto dos juízes mais antigos.
Edital 3/2009
Revista Consultor Jurídico