O dia 27 de outubro de 2002 há de ser definitivamente escrito na História como o dia em que a democracia triunfou. Agora é prá valer – podem dizer todos os admiradores do Estado Democrático.
Digo isto não porque o Lula ganhou a Eleição presidencial. Podia ter sido o Serra; eu estaria dizendo a mesma coisa. O motivo que me leva a dizer essas palavras foi a sensação de amadurecimento, o elevadíssimo nível com que, finalmente, pudemos assistir ao debate de idéias, ao confronto de propostas (não de ataques e ofensas). E, principalmente, à tranqüilidade como se viu desenrolar o processo sucessório e a lucidez como se anuncia a transição do Governo.
Este respeito mútuo que se viu demonstra estarem plenamente consolidadas as Instituições deste país. Num Estado Democrático, as Instituições são muito mais importantes do que as pessoas – ganhasse o Lula, ganhasse o Serra, o importante era ficar clara a certeza de que jamais perder-se-ia a confiança na Instituição Presidência da República. Esta, pelo que se viu, sempre esteve acima de tudo e de todos.
O que se viu nesses dias foi uma reverência irrestrita a tal Instituição: o Comércio, a Indústria, os demais Poderes Constituídos, os então candidatos – principalmente – e, em última análise, todos, sem exceção, demonstraram cultuar a Presidência da República com o respeito e a reverência que ela merece.
A vitória do Lula representa a vitória de todos os Brasileiros. Representa também a vitória do Serra, a vitória de seus eleitores, a vitória do Presidente Fernando Henrique e de seu Governo. Sim, porque Serra, seus eleitores, Fernando Henrique e seus colaboradores são, antes de tudo, brasileiros e, tenho a certeza, estão muito felizes enquanto brasileiros. Enquanto brasileiros, dignos que são e comprometidos com a democracia que ajudaram a construir há uma década, só podem estar mesmo muito felizes.
Mais bonita do que a vitória do Lula foi a forma com esta vitória foi construída. Basta recordar que esta vitória foi perseguida durante quase vinte anos. E foi perseguida dignamente: com luta, dedicação e debate.
A única forma de se chegar ao Poder em um Estado Democrático é pelo Voto. E esta lição parece que foi definitivamente aprendida.
Como Promotor Eleitoral, sinto-me orgulhoso por ter, de alguma forma, participado desta Festa da Democracia. Vi, ao longo deste dia histórico, o brilho nos olhos das pessoas; o corpo-a-corpo ideológico entre eleitores e cabos eleitorais (muito diferente daquele que se vê em outras Eleições, em que os cabos eleitorais são contratados pelos candidatos para distribuírem “santinhos”); a certeza da vitória contida pela ética e pela consciência do dever de manter o respeito pelo adversário; e a explosão de alegria, o desfraldar das bandeiras vermelhas e o brilho de suas estrelas solitárias, em cenas que eram impensáveis décadas atrás.
Emocionei-me com o que vi. Era de fazer chorar qualquer indivíduo consciente da importância histórica daquele momento memorável.
Lula recebe, no dia se seu aniversário, o melhor presente de sua vida: a Presidência do Brasil. Que este aniversário não seja só seu, Lula. Mas de todos nós brasileiros. Sem exceção.
Feliz Aniversário Brasil!
Marcelo Lessa Bastos
Promotor de Direitos Difusos
mlbastos@fdc.br