O Superior Tribunal de Justiça vai compartilhar seu processo de digitalização processual com a Rússia. O intercâmbio de informações técnicas foi acertado nesta quarta-feira (11/3) durante encontro do presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, com a comitiva do Poder Judiciário russo coordenada pelo presidente do Supremo Tribunal da Federação da Rússia, Vyacheslav Mikhailovitch Lebedev.
Cesar Rocha informou que dezenas de scanners estão operando 12 horas por dia na digitalização de 450 mil processos e que, até setembro, todos os recursos recebidos pela corte estarão digitalizados e tramitarão eletronicamente. Ele também explicou detalhadamente à comitiva russa o funcionamento da corte superior e os procedimentos da Lei dos Recursos Repetitivos.
Segundo o presidente do STJ, além de otimizar a tramitação dos processos, o sistema vai facilitar o acesso de advogados e partes aos recursos, que poderá ser feito 24 horas por dia, de qualquer computador, em qualquer lugar com acesso à internet. O presidente da Suprema Corte russa se interessou pelo sistema e solicitou informações detalhadas sobre ele.
O encontro durou mais de uma hora, tempo suficiente para a delegação trocar informações sobre os sistemas judiciais dos dois países e assistir a um vídeo sobre o processo de digitalização desenvolvido pelo STJ.