Crise econômica favorece criminalidade na internet, diz Microsoft

A crise econômica internacional ameaça favorecer a criminalidade virtual, a partir da demissão de inúmeros especialistas em informática, advertiu, na quinta-feira (16) em Madri (Espanha), um alto representante da companhia americana Microsoft.

“Atualmente, os ciberataques não ocorrem mais por vandalismo, mas por dinheiro”, declarou Roger Halbheer, responsável pela segurança da Microsoft para a Europa, Oriente Médio e África.

“Este é um dos aspectos perigosos da desaceleração econômica: acredito que a criminalidade no setor de informática vai aumentar”, informou Halbheer durante uma conferência internacional sobre terrorismo e segurança em informática, organizada em El Escorial, perto de Madri.

Ele citou o exemplo do vírus Conficker –que teria infectado milhões de computadores nos últimos meses e cuja natureza criminosa ainda é incerta.

“O objetivo do Conficker ainda não está claro, mas os criminosos da internet criam cada vez mais vírus para ter o controle de uma rede de computadores e para depois tentar vender seus serviços a delinquentes que atuam na rede”, disse.

A Microsoft criou uma equipe para desativar este vírus (também chamado DownAdUp; os nomes variam de acordo com a empresa de segurança em informática que o identifica). A Microsoft oferece também um prêmio de US$ 250 mil dólares para a identificação dos responsáveis.

com informações da France Presse, em san Lorenzo de el Escorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento