A Arábia Saudita pretende estabelecer uma idade mínima para o casamento, informou Mohamed Al Babtain, chefe das autoridades matrimoniais do Ministério da Justiça, ao jornal local Al Madina, neste domingo (19/4). A decisão decorre de um caso em que a Justiça proibiu o casamento de uma menina de oito anos com um homem 50 anos mais velho. As informações são do jornal O Globo.
Para o consultor do rei Abdullah, xeque Mohsen Al Obaikan, também ouvido pelo jornal, meninas menores de 18 anos não deveriam se casar. Obaikan é o clérigo mais importante que se manifestou sobre a decisão judicial contra o casamento de menores de idade. O caso atraiu a atenção internacional e constrangeu as autoridades sauditas.
“Alguns pais casam suas filhas por interesse pessoal ou material (…), com total desrespeito pelo interesse da menina”, disse Obaikan, defendendo a proibição de “que sejam casadas meninas menores de 18 anos, para evitar esses problemas”.
O Judiciário saudita é constituído essencialmente de clérigos para os quais os ensinamentos do Islã são a principal referência jurídica.