A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo divulgou nota de pesar pela morte do advogado Renato Ventura Ribeiro, encontrado morto junto com seu filho, Luiz Renato, de 5 anos. Ambos tinham um tiro na cabeça e estavam estendidos sobre a cama do apartamento onde morava o advogado, na rua Itaipu, no bairro Planalto Paulista, em São Paulo.
A Polícia acredita que o motivo da tragédia pode ter sido o inconformismo do advogado com a decisão da Justiça em não lhe conceder a guarda do filho, que disputava com a ex-mulher.
Segundo informações do escritório em que Ventura trabalhava, o corpo ainda não saiu do Instituto Médico Legal porque seu atestado de óbito vai ser feito somente amanhã, às 9h. Com isso, o corpo será liberado e irá para o Cemitério Municipal de Praia Grande, cidade em que seus pais moram. Ainda não há horário para o enterro.
Seu filho foi enterrado por volta das 13h40, no Cemitério Parque dos Girassóis, em Parelheiros, na Zona Sul da capital paulista. Segundo a administração do cemitério, não houve velório.
Carta
A Polícia Civil apreendeu dentro do apartamento do advogado uma carta digitada em “tom depressivo” que falava em “reparação de erro”. O conteúdo da carta, no entanto, não foi divulgado pelo 16º Distrito Policial de São Paulo, que investiga o caso. Para a Polícia, o crime foi premeditado.
A carta foi apreendida junto com a CPU do computador de Renato e da pistola calibre 38 que estava na mão do advogado. Os objetos foram encaminhados para análise do Instituto de Criminalística.
Leia abaixa a nota divulgada pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo:
Nota de Pesar pelo falecimento do Dr. Renato Ventura Ribeiro
23/04/2009
A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo manifesta a sua tristeza pelo trágico falecimento do notável eleitoralista, Dr. RENATO VENTURA RIBEIRO, noticiado na data de hoje.
O Dr. RENATO VENTURA RIBEIRO, autor da obra “Lei Eleitoral Comentada (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997)”, notabilizou-se, no mundo do Direito Eleitoral, por sua profundidade e equilíbrio no exame da legislação eleitoral e suas perspectivas, jamais descurando do direito da sociedade a um processo eleitoral limpo e democrático.
A ele, colega de faculdade do atual Procurador Regional Eleitoral em São Paulo, no Largo São Francisco, fica a sentida homenagem.
LUIZ CARLOS DOS SANTOS GONÇALVES
Procurador Regional Eleitoral em São Paulo