A Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) lançou no final da tarde de hoje o Sistema de Processos Administrativos Eletrônicos da Justiça do Trabalho da 4ª Região (ADM Eletrônico). O sistema permite a tramitação totalmente eletrônica dos processos de matéria administrativa do TRT-RS.
Segundo o Diretor-Geral de Coordenação Administrativa do Tribunal, Luiz Fernando Taborda Celestino, os benefícios do ADM Eletrônico são a maior celeridade na tramitação dos processos administrativos, a disponibilização on-line do conteúdo dos processos aos interessados, a economia de tempo, papel e trabalho e a melhoria na localização e acesso aos processos.
“A partir do momento em que passarmos a usar o ADM Eletrônico, vamos adquirir uma experiência que será importante por ocasião da migração para o processo judicial eletrônico, que está próxima”, observou Celestino. “Além disso, o sistema atende à orientação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho no sentido de que sejam adotadas práticas que facilitem à implantação do processo eletrônico”, completou o Diretor da Secretaria de Informática, Eduardo Kenzi Antonini.
Em termos de funcionalidade, o ADM Eletrônico permite cadastrar os dados do processo; gera automaticamente o número; permite visualizar todos os processos em carga para uma dada unidade administrativa; permite a inclusão de novos documentos em PDF no processo; possibilita a assinatura eletrônica de um documento ou a indicação de outras pessoas para assinarem; garante que somente uma pessoa de cada vez trabalhe no processo; permite o encaminhamento para outra unidade; prevê a consulta dos dados com vários critérios de perquisa; permite ao usuário corrente assinar em lote documentos pendentes de assinatura e, também, a visualização do processo na íntegra.
O ato de lançamento do ADM Eletrônico foi realizado no Salão Nobre da Presidência do Tribunal. Além do Presidente, Desembargador João Ghisleni Filho, e da Corregedora Regional, Desembargadora Beatriz Zoratto Sanvicente, participaram do ato os Desembargadores Ricardo Carvalho Fraga, Hugo Carlos Scheuermann, Cláudio Antônio Cassou Barbosa, e o Juiz Maurício Schmidt Bastos, todos integrantes da Comissão Permanente de Informática do Tribunal.