Os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) receberam, nesta terça-feira (17), a visita dos juristas alemães Stefan Grundmann e Jan Schmidt que estão participando do encontro anual da Associação Luso-Alemã de Juristas no Brasil. O encontro é o primeiro realizado fora da Alemanha e Portugal.
Na visita ao STJ, os juristas mantiveram encontro com o ministro Herman Benjamin, palestrante do evento, e conheceram o processo de virtualização de recursos implantado no Tribunal para eliminar o papel.
Ainda pela manhã, o ministro Sidnei Beneti, presidente da Terceira Turma, recebeu a ambos em seu gabinete. Na parte da tarde, os juristas conheceram o colegiado, onde foram saudados pelo presidente e pela decana da Terceira Turma, ministra Nancy Andrighi.
Benetti afirmou que era uma honra recebê-los, pois os juristas representam o que há de mais próximo da cultura alemã com o Brasil, tendo em vista que os dois são conhecedores do direito brasileiro. Na visita ao STJ, o jurista Jan Schmidt entregou o seu livro intitulado Codificação do Direito Civil no Brasil.
A ministra Nancy Andrighi também saudou os juristas afirmando que são verdadeiros ícones e ressaltando a qualidade de conhecerem o direito brasileiro e entendimentos mais avançados sobre a humanização da Justiça.