Comarca de Sonora-MS: detentos do semiaberto ganham sala de aula

Os detentos que cumprem pena no regime semiaberto, na Comarca de Sonora, acabam de ganhar uma sala de aula. O local fica na Rua da Alegria, no antigo prédio da delegacia, onde atualmente funciona o albergue e foi inaugurado na último sábado.

A sala, que custou R$ 26 mil, foi construída com recursos do Conselho Comunitário de Segurança de Sonora e do Conselho da Comunidade, com apoio técnico da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Sonora.

A iniciativa da construção de uma sala de aula para os detentos partiu da juíza e presidente do Conselho da Comunidade, Tatiana Decarli, e do promotor e presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Sonora, George Cassio Tiosso Abbud.

A constatação da necessidade da construção de um espaço veio de dados levantados pelos próprios conselhos, em que se verificou que a maioria dos detentos que cumprem pena no regime semiaberto é analfabeta ou não concluiu o ensino básico.

“A intenção de aplicar e proporcionar a alfabetização aos detentos é para que sejam inseridos na sociedade, de maneira que não voltem a cometer novos delitos”, disse a juíza.

Dados levantados pelos Conselhos da cidade mostram números satisfatórios com queda na reincidência entre os albergados: em 2008 o índice de reincidência era de 68%, em 2009 este índice caiu para 28% e em 2010 para 20% – isso mostra que as ações estão surtindo efeito.

Uma parceria muito importante que vem sendo construída é a contratação dos detentos pela prefeitura municipal, para trabalhar em áreas a serem designadas pela gerência municipal de Obras.

Participaram da inauguração o presidente da Câmara de Vereadores de Sonora, Laudir Abreu da Rosa, que representou o prefeito Zelir Antonio Maggioni; o vereador Cleber Fernandes de Moura, o chefe de Gabinete Osmar Gilnei de Quadro, o gerente de Obras Sergio Santana, gerente de Assistência Social e Trabalho Ivan Cristino dos Reis, a delegada Joilce Silveira Ramos, a juíza Tatiana Decarli, o promotor George Cássio Tiosso Abudd, além de membros dos Conselho da Comunidade de Sonora e do Conselho Comunitário de Segurança de Sonora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento