No início de maio, o juiz Jairo Luiz de Quadros, titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Dourados, pediu sua aposentadoria e teve sua solicitação aprovada pelos desembargadores do Órgão Especial.
Esta semana, o juiz Ivo Salgado da Rocha, titular da 3ª Vara Criminal de Campo Grande, também solicitou sua aposentadoria. O pedido foi atendido pelo Órgão Especial por unanimidade. Os dois são profissionais respeitados, com significativo conhecimento jurídico.
Natural de São Paulo, Jairo Luiz de Quadros ingressou na magistratura sul-mato-grossense em fevereiro de 1991. Em abril de 1992, por antiguidade, foi promovido a juiz de Direito de 1ª entrância e começou a judicar em Bonito. Novamente por antiguidade, em dezembro de 1997 foi promovido a juiz de 2ª entrância e passou a atuar na 1ª Vara de Coxim.
Em agosto de 1999, a pedido, foi removido para a 1ª Vara da Comarca de Rio Brilhante e, por merecimento, em junho de 2002, foi promovido para a 3ª Vara Cível de Dourados, que é comarca de entrância especial.
Os que com ele conviveram relatam sua forma de ser e garantem que o juiz é uma pessoa muito querida e respeitada. “Jairo é um homem afável, um bom colega e tem grande simpatia entre os servidores. Está sempre de bem com a vida. Um grande se humano, disse a juíza auxiliar da presidência do TJMS, Elizabete Anache.
O juiz titular da 8ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande – Justiça Itinerante, Cezar Luiz Miozzo, ingressou na magistratura no mesmo concurso que o colega Jairo. Os dois não conviveram muito como profissionais por judicarem em comarcas diferentes, mas Miozzo relata que sempre teve o juiz Jairo como uma pessoa muito cordial, tranquila.
“Quando fomos aprovados no concurso, ele já tinha bastante experiência e isso o ajudou na missão de julgar”, disse Miozzo.
Ivo Salgado da Rocha é pernambucano de Jaboatão e ingressou na magistratura de MS em novembro de 1988. Em 1989, por antiguidade, foi promovido a juiz de Direito e começou a judicar em Pedro Gomes. Em setembro de 1991, a pedido, foi removido para a Comarca de Camapuã, que se tornou de 2ª entrância em dezembro de 1994, quando passou a atuar na 1ª Vara da comarca.
Em 1995, por merecimento, foi promovido para a 1ª Vara de Corumbá e, por antiguidade, em março de 2005, foi novamente promovido para atuar na 3ª Vara Criminal de Campo Grande, comarca de entrância especial.
O juiz Wilson Leite Correa, titular da 4ª Vara Criminal da Capital, convive com o colega Ivo há pouco mais de um ano, quando deixou a comarca de Jardim, mas já consegue expressar algumas palavras sobre o juiz.
“Ivo Salgado é um homem simples e muito dedicado à magistratura. Percebo que tem uma verdadeira preocupação com a justiça e com as coisas corretas. Um bom colega”, disse ele.