O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso Sul (OAB/MS), Leonardo Duarte, manifestou apoio ao prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, que decidiu abrir sindicância administrativa para apurar a execução de serviços de tapa-buraco por empreiteiras em locais sem necessidade, recentemente denunciada pela Imprensa. “É o mínimo que se pode fazer. Este tipo de denúncia é gravíssima”, afirmou Duarte.
Duarte ainda afirmou que as contas públicas, bem como a aplicação de dinheiro público, devem ser claras e transparentes, para que o cidadão saiba exatamente como é gasto o dinheiro que lhe é cobrado em forma de impostos e taxas. “Não se pode admitir que empresários tentem auferir lucros escusos explorando o erário público.”
Entenda o caso
Depois de se ver em meio a uma série de denúncias dando conta de obras irregulares de pavimentação e tapa-buracos em alguns bairros de Campo Grande, o prefeitos anunciou que vai abrir, nos próximos dias, sindicância administrativa para apurar a execução de serviços de tapa-buraco em locais sem necessidade.
A informação consta de reportagem do jornal Correio do Estado. Segundo o jornal, o prefeito também teria ordenado a suspensão do pagamento dos serviços às empresas responsáveis pelos trechos onde foram detectadas as situações irregulares. A intenção de Trad seria manter os pagamentos bloqueados até que as investigações sejam concluídas, no prazo de 30 dias.
Leonardo Duarte argumenta que “não é possível fugir das responsabilidades que a Veneranda Ordem dos Advogados tem como representante da sociedade civil. Por isso pleiteia eficiência, probidade e transparência na aplicação do dinheiro público”.