Foi iniciada nesta semana pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) a implantação do Selo Digital nos cartórios extrajudiciais que ainda não haviam aderido ao sistema no Estado. Desta forma, o Selo Digital já estará em funcionamento em 100% dos cartórios do Estado no início de 2012.
A diretora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) da Corregedoria, Nilcemeire Vilela explica que, “quando o Selo Digital foi criado, em 2009, essas serventias ficaram de fora porque não possuíam estrutura própria de Internet ou não tinham como recorrer a um
equipamento de terceiro para entrar no sistema e realizar os lançamentos necessários”.
Cinco serventias que foram selecionadas como pilotos passaram por treinamento, na data de ontem (24) e, em fevereiro, mais 49 serão qualificadas para operar o sistema, sendo um total de 239 unidades em todo o Estado.
O treinamento ocorrido aos serventuários dos Cartórios de Registro Civil de Acorizal, Santa Rita do Trivelato, Água Fria, Alto Paraguai e Pontal do Araguaia passarão a ter o selo digitalizado de todos os serviços lançados na primeira fase e na segunda fase de implantação do sistema.
O Selo Digital é um código gerado pelo Sistema de Gestão Integrada dos Foros Judicial e Extrajudicial (GIF) do Poder Judiciário, sendo uma sequência de alfanuméricos que são associados aos atos praticados nos cartórios extrajudiciais, como autenticação, reconhecimento de firma, escritura, emissão de guia, entre outros.
Pioneiro – O Estado de Mato Grosso foi o pioneiro na implantação do Selo Digital, ocorrida no ano de 2009, sendo concluída agora sua segunda fase, que tem a previsão de até o final de fevereiro para todas as serventias passem a utilizar o sistema.
O atendimento nos cartórios passará a ser mais célere a partir da operacionalização da segunda fase do Selo Digital, trazendo rastreabilidade documental, o que proporciona um controle maior por parte da Corregedoria sobre os atos de balcão dos cartórios e mais segurança para os que deles fazem uso.