O investidor James Altucher alertou o mundo da tecnologia sobre a possibilidade de o Google perder todo o dinheiro em caixa dentro dos próximos meses. O “culpado” seria um potencial processo de infração de patentes relacionadas a uma companhia criada em 1990, como conta o site Business Insider.
Há 20 anos, um cientista da computação de Carnegie Mellon criou e patentou uma tecnologia que se tornoy a Lycos. As patentes tinham a ver com diversos aspectos de como monetizar uma busca online por meio de algoritmos e cliques, que determinariam quais anúncios eram mais eficazes e mais relevantes.
Anos mais tarde, uma companhia chamada Overture tentou registrar uma série de patentes, mas teve as de monetização de busca recusadas justamente porque a Lycos já as possuía. Na época, a Lycos entrou em processo de falência.
A questão é que a empresa ressurgiu – e um antigo invstidor recomprou as patentes de monetização de busca que haviam restado da Lycos. Ele criou uma nova companhia com base nessas patentes, que se fundiu com a Vringo. A Vringo, segundo conta o Business Insider, deve usar as patentes de busca para entrar em uma briga com o Google, cuja base de existência é justamente a monetização de buscas online por meio de cliques e algoritmos.
Ao longo dos anos, o gigante das buscas gerou US$ 67 bilhões em receita. Em breve, é possível que o Google tenha que entregar alguns milhões para a Vringo. Ou, dentro do cenário mais drástico possível, perder todo o dinheiro gerado em cima de uma patente que pertence a uma outra companhia. O Google não se pronunciou sobre o caso.