D.C., popularmente conhecido como Maníaco da Cruz pode ser internado numa unidade de saúde mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em São Paulo. A informação foi repassada pela Procuradoria-geral do Estado (PGE), que aguarda ainda nesta semana, resposta do hospital, onde o rapaz, interditado recentemente pelo Ministério Público Estadual (MPE), poderá permanecer pelos próximos anos.
De acordo com a procuradoria, em Mato Grosso do Sul não existe estabelecimento público ou privado, apropriado para receber o maníaco. O SUS não aconselha a internação de pessoas com problema psiquiátricos e, em função disso, com o passar do tempo os chamados manicômios foram fechando. No entanto, a União se esqueceu de que fatos envolvendo pessoas doentes acontecem.
Diante da inexistência de local apropriado, a Secretaria de Estado de Saúde entrou em contato com uma instituição no Rio de Janeiro, mas a unidade comunicou que não dispõe de vagas para internação. Sendo assim, outra instituição, desta vez em São Paulo, foi procurada. A unidade ainda não autorizou o tratamento, mas respondeu ao ofício solicitando informações a respeito do maníaco, como laudos psiquiátricos, médicos, decisão judicial e estimativa do tempo de internação.