Queda do IPI para carros novos derruba preço dos seminovos

A redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para carros novos, em vigor desde 22 de maio deste ano, teve impacto direto na venda dos usados e semi-novos em Mato Grosso do Sul. Estas lojas vivem momento de redução nas vendas e para aumentar a competitividade, adotam estratégias como garantia estendida e, principalmente, redução nos preços. Os empresários esperam recuperar as perdas a partir de setembro, quando o IPI volta aos patamares convencionais.

De acordo com o gerente de loja multimarca de semi-novos, Gilmar Alves dos Reis Junior, a procura por estes veículos caiu em média 20%, desde que entrou em vigor o IPI mais baixo. “A partir do momento que reduziu, tivemos que baixar o preço entre 10% e 20%”, explica.
A redução dos juros praticados pelas financeiras também atingiu o mercado de usados, colaborando para que a queda nas vendas fosse menos impactante. Mas, segundo Junior, em contrapartida, houve redução na liberação de crédito. “A queda nos juros ajudou, mas restringiu o crédito. Elas estão aprovando menos cadastros, por isso ajudou, mas não adiantou tanto assim”, explica o gerente.
O empresário Marcelo Vardasca, também sentiu a queda nas vendas nos primeiros dias de IPI reduzido, e diminuiu o valor dos veículos em sua loja. “Num primeiro momento a gente não sabia o que fazer, mas agora o mercado estabilizou e o nosso feirão também deu uma movimentada boa”, acredita.
Para conseguir tornar seus carros mais competitivos, ele também adotou estratégias para atrair consumidores. Além de fazer um ‘feirão’ com preços reduzidos, ainda aumentou a garantia dos carros semi-novos, com motor a partir do ano 2008. Ao invés dos três meses exigidos por lei, a loja dá garantia de três anos e ainda aproveita a queda nos juros das financeiras.
O empresário ainda explica que como quanto mais caro é o carro, maior é o desconto, tornou-se vantajoso hoje, principalmente nas revendas de usados, trocar o veículo mais antigo por um semi-novo de padrão mais alto. “Eu trabalho com carros há 20 anos, e nunca vi uma época tão boa para quem quer fazer essa troca. Quem está melhorando o carro, terá que desembolsar menos dinheiro do que antes” explica. Ainda segundo ele, quando o IPI voltar em setembro, deve haver alta também no preço dos usados.

CARROS NOVOS
Em Campo Grande, a redução nas vendas dos usados chega a 30%. Enquanto isso, as vendas de carros novos em todo Mato Grosso do Sul teve alta de 23% em junho, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No Brasil, a alta chegou a 24,18%, em comparação a maio, sendo o melhor mês de junho da história do setor. A redução do IPI para carros novos é válida até 31 de agosto.
A redução no IPI para carros novos foi de 7% a zero, para carros com até mil cilindradas, segundo o Ministério da Fazenda. Já aos que têm entre mil e 2 mil cilindradas, a diminuição alíquota foi de 13% para 6,5% nos movidos a gasolina, e de 11% para 5,5% nos Álcool/Flex. Já os comerciais leves tiveram redução de 4% para 1%. O governo ainda estima uma renúncia fiscal de R$ 1,2 bilhão, em todo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento