Por Abrão Razuk
Essa data muita significa para Justiça.
Nesse dia comemora-se simbolicamente a existência do Poder Judiciário.
Já escrevi muito sobre as questões forenses sob vários matizes.
Há quarenta anos luto incessantemente sem perder o ideal na crença na justiça. Fomos defensor público, procurador do estado, juiz de direito, professor de direito, autor de livros,e, como profissão advocacia. Isto é passado e o que vale daqui para frente. O efeito é ex tunc.Hoje,graças a Deus não tenho cargo algum.
Começamos a advogar em 1968.Montei meu escritório com ajuda de meu pai, Razuk Jorge.Era um imóvel situado na rua xv de novembro,115 locado para um salão de beleza.A porta parecia dos bares do velho oeste americano.Meu querido pai pediu o salão para uso próprio e mo entregou.Iniciei a advocacia sozinho.
A primeira ação que eu distribui no vetusto Forum da 26 de agosto n.500 era a Antiga ação executiva,do velho CPC,cujo credor era meu amigo Elias Ferzeli de Saudosa memória.O título que embasava a ação era um nota promissória.
Foi avalizada por um português e emitida por um comerciante.Ambos astutos. Negaram o débito em juízo.Essa ação corria pelo rito ordinário diferentemente do Processo de execução do Código Buzaid. Então,o novo CPC entrou em vigor em 1973.
Esse codex é um primor. Foi elaborado pelo notável jurista ,descendente de árabe, ALFREDO BUZAID,MESTRE DO GLORIOSO LARGO DO SÃO FRANCISCO. Enfrentando dois notáveis advogados,dr.Círio Falcão e dr.Higa foi prolatada a sentença pelo magistrado Dr. José Nunes da Cunha,dando-me ganho de causa.
Os sucumbentes interpuseram o recurso de apelação e ela foi julgada em Cuiabá no Tribunal de Justiça ao tempo do Mato-Grosso Uno. A apelação foi improvida e a sentença foi mantida. Enfim,meu cliente recebeu seu crédito e foi feita justiça.
Confesso quando fui distribuir aquela ação tremia mais que vara verde. Quem chefiava a distribuição era Dona Erotildes. Gostaria de recordar que tanto no dia 11 de agosto como no dia 8 de dezembro havia muitas comemorações, no meio do meio forense,mormente na OAB.
Almoço de confraternização,visita ao cemitério, rememorando os operadores do direito, como advogados, juízes e promotores que haviam falecido. Hoje,reina a frieza glacial.
O mundo atual é dirigido para o dinheiro.Vivemos o consumismo.
Idealismo é mera quimera. O advogado isolado está morto ou moribundo.
ATUALMENTE SÓ OS ESCRITÓRIOS ASSOCIADOS QUE SOBREVIVEM. CONVIVO INTENSAMENTE COM OS NOVOS ADVOGADOS E NOTO QUE POUCOS TÊM CONHECIMENTO HUMANÍSTICO E POUCA INTIMIDADE COM O BOM PORTUGUÊS, E SE TOCAR NO ASSUNTO EM LITERATURA OU CONHECIMENTO HUMANÍSTICO ELE O LARGA FALANDO SOZINHO.
ATUALMENTE,O QUE VALE É A BUSCA DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS E O ARTIGO QUE MUITOS ADVOGADOS AMAM É O ARTIGO 20 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. É ÓBVIO QUE HÁ EXCEÇÕES. COMO TUDO NA VIDA HÁ EXCEÇÕES. ALGUMAS MEDIDAS PRECISAM SER TOMADAS,A SABER:- MANUTENÇÃO DO EXAME DE ORDEM, MELHORIA DAS FACULDADES DE DIREITO,PUNIÇÃO AOS ADVOGADOS SEM ÉTICA,POR FAVOR PROCESSUALISTAS, NÃO MEXAM DO CPC,POIS BASTA FAZER ALGUMAS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS E PRONTO.
DEIXEM PARA OS CIENTISTAS INVENTORES.
NESSE DIA MARAVILHOSO,GOSTARÍAMOS DE LEMBRAR ALGUNS OPERADORES DO DIREITO QUE SE ENCONTRAM NOUTRO PATAMAR ESPIRITUAL,OS MAGISTRADOS JOSÉ NUNES DA CUNHA, JOÃO LACERDA DE AZEVEDO,IVON MOREIRA DO EGITO,LEÃO NETO DO CARMO,JOSÉ DAMÁSIO DE SOUZA,RUI GARCIA DIAS,ANTÔNIO FRAGA,DES.ERNESTO BORGES,DES. ASSIS PEREIRA DA ROSA, DES. NELSON MENDES FONTOURA, DES.MILTON MALULEI,ADVOGADOS JORGE ANTÔNIOSIUFI, NELSON TRAD,ODIR VIDAL,FAUZE AMIZO,PAULO MACIEL BUCKER,GABRIEL SPIPE CALARGE,JOILCE VIEGAS DE ARAÚJO, PLÍNIO BARBOSA MARTINS, ADEIR DE ANDRADE, SHINICHIRO HIGA,ÊNIO VIEGAS DE ARAÚJO,TONICO MASSUDA(TABELIÃO DE MIRANDA.MS)ULISSES SERRA,OSCAR SALAZAR,JOÃO ANTÔNIO DE OLIVEIRA(PROMOTOR DE JUSTIÇA),ARGEMIRO FIALHO,E OUTROS SERÃO REVERENCIADOS OPORTUNAMENTE COM MUITO RESPEITO.
SALVE DIA 8 DE DEZEMBRO DE 2012.
PARABÉNS AOS OPERADORES DO DIREITO.
ABRÃO RAZUK – E-MAIL. ABRAORAZUKADV@HOTMAIL.COM