Luís Roberto Barroso toma posse como ministro do STF

O constitucionalista Luís Roberto Barroso tomou posse, na tarde de hoje (26/06), como ministro do Supremo Tribunal Federal – ele ocupa a cadeira deixada pelo ex-presidente Carlos Ayres Britto, aposentado compulsoriamente em novembro de 2012.

Protocolo – Barroso foi conduzido ao plenário da suprema corte pelos ministros Teori Zavascki e José Celso de Mello – o mais recente e o decano, respectivamente. Após a execução do Hino Nacional, Luís Roberto Barroso prestou compromisso e foi empossado no cargo pelo presidente Joaquim Barbosa.

O mais novo integrante do Supremo Tribunal Federal agendou para amanhã (27/06), às 11 horas, uma entrevista coletiva na qual atenderá a imprensa e falará sobre a nova função.

Dentre as diversas autoridades que acompanharam a posse, estiveram presentes Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves, presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A presidente Dilma Rousseff foi representada pelo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Diversas outras autoridades participaram da solenidade, incluindo ministros aposentados do STF.

Currículo – Luís Roberto Barroso é natural de Vassouras (RJ). Foi procurador do Estado do Rio de Janeiro até a sua nomeação ao STF, professor universitário (UERJ e UnB), advogado e um dos mais respeitados constitucionalistas brasileiros. É mestre (Yale Law School – Connecticut, EUA) e doutor (UERJ) em Direito Constitucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento