O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado, reuniu-se com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom frei Leonardo Ulrich Steiner, como parte do esforço de promover o engajamento ainda maior da sociedade civil em defesa da reforma política. O encontro ocorreu na última sexta-feira (19/07).
O presidente nacional da Ordem expôs ao secretário-geral da CNBB a determinação da OAB em levar adiante temas que legitimados pelas manifestações populares, nas discussões em torno da reforma política.
Segundo Marcus Vinicius “há muitos pontos convergentes” na reforma, “sobretudo no fato de reconhecermos que o momento é propício para a reforma”.
Marcus Vinicius destacou, além do fim do financiamento de campanhas por empresas privadas, a proposta de criminalizar o chamado “caixa dois”, com automática cassação, apontando ainda, nos casos das empresas, as punições que resultem na proibição de executarem contratos com órgãos da administração pública por dez anos, ao menos.
“É um início importante para termos eleições limpas no País, realçando o conceito de soberania popular”, afirmou o presidente da OAB.