Operadoras recorrem ao Supremo contra suspensão de planos de saúde

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde) recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra decisão que suspendeu a venda de planos de saúde. A entidade que representa as operadoras de planos de saúde.

Caso – A Fenasaúde ajuizou ação perante o Supremo pleiteando a anulação da decisão que autorizou a Agência Nacional de Saúde Suplementar a suspender a venda de 246 planos de saúde de 26 operadoras.

Anteriormente foram concedidas liminares pela Justiça Federal a favor das operadoras que decidiu pela manutenção do sistema da ANS usado para avaliar os planos de saúde, baseado em reclamações de consumidores, entretanto, em 9 de outubro, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Felix Fischer, suspendeu as decisões.

Diante da decisão a Fenasaúde requereu ao STF anulação da decisão, pleiteando ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, que casse a decisão do STJ por entender que o tribunal não tem competência para anular as decisões a favor dos planos de saúde.

Argumentou a Fenasaúde que “claramente, houve inquestionável usurpação de competência desse egrégio Supremo Tribunal Federal, uma vez que a matéria ali discutida é de índole inequivocamente constitucional, de modo que a ANS deveria ter ajuizado a suspensão de segurança nesse órgão e não no Superior Tribunal de Justiça”.

Decisão – O ministro Joaquim Barbosa concedeu prazo de dez dias para que a ANS manifeste-se no processo antes de conceder a liminar as operadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento