PSDB representa Dilma por pronunciamento em cadeia de rádio e TV sobre Libra

O Partido da Social Democracia Brasileira ajuizou uma representação eleitoral (RP 79376) no Tribunal Superior Eleitoral em face da presidente da República Dilma Rousseff – o partido acusa a presidente de propaganda eleitoral antecipada em razão de seu pronunciamento sobre o leilão do pré-sal no campo de Libra.

Caso – De acordo com informações da Agência de Notícias da Justiça Eleitoral, o principal partido de oposição no país entende que o pronunciamento de Dilma Rousseff, na noite da última segunda-feira (21/10), em cadeia de rádio e televisão, feriu a legislação eleitoral.

O PSDB requereu à corte superior eleitoral que a representação seja julgada procedente para aplicar multa à Dilma Rousseff em valores referentes ao custo da exibição do pronunciamento nas emissoras de rádio e televisão.

Proselitismo – A representação narra à Justiça Eleitoral que a presidente da República utilizou o espaço para “fazer proselitismo político, promoção pessoal e propaganda eleitoral antecipada de sua eventual candidatura à reeleição”.

O partido pontua que houve violações ao Decreto 52795/63 (artigo 83), que expressa que a convocação das redes de rádio e TV somente pode ocorrer para a preservação da ordem pública, da segurança nacional ou no interesse da Administração Pública.

O PSDB entende que o pronunciamento da presidente da República “foi permeado de afirmações de enaltecimento às ações de seu Governo, engrandecendo com adjetivos suas pretensas conquistas e procurando traçar um quadro futuro favorável à avaliação de sua aptidão para se manter no exercício da função presidencial, para cuja reeleição atua de forma notória”.

Relatoria – A matéria foi distribuída à relatoria do ministro João Otávio de Noronha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento