O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decretou luto oficial de cinco dias, em razão da morte de seu ex-presidente, o advogado paraense Ophir Filgueiras Cavalcante – Ophir morreu nesta quinta (02/01), num hospital da capital paulista, aos 76 anos de idade.
OAB – Antes de presidir o Conselho Federal da OAB, entre os anos de 1989 e 1991, Ophir Cavalcante foi presidente da seccional paraense da entidade (1985-1987). O filho do advogado, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, também presidiu o Conselho Federal da OAB (2011-2013).
O atual presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, lamentou a morte de Ophir Cavalcante: “Ophir foi um homem republicano integro e extremamente dedicado às causas coletivas”.
Ophir Cavalcante – Nascido em Belém, em 2 de agosto de 1937, Ophir Cavalcante teve sua história marcada pelo exercício e defesa da advocacia: “são os advogados artífices de um novo mundo, que um dia deverá ser universalmente aceito, quando o direito não for outra senão a expressão mesmo da vida, numa idade nova e livre, que não comporte sequer um pensamento escravo”, discursou em sua posse como presidente da OAB, em 1989.