Um novo serviço para facilitar a vida dos advogados, defensores púbicos e promotores começou a funcionar nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro. Trata-se do plantão eletrônico dos processos de 1º grau. Com a implantação do serviço, as novas ações ingressadas durante o horário de plantão serão distribuídas eletronicamente, pondo fim ao peticionamento físico para esta circunstância.
O serviço funcionará da seguinte forma: o interessado peticiona a petição inicial via portal e-Saj, endereçando ao juiz competente. O processo é distribuído automaticamente pelo sistema, que notificará o servidor plantonista por meio de um aplicativo instalado no celular funcional. Após isso, o plantonista dará o impulso necessário, comunicando ao magistrado e ao membro do Ministério Público (se for o caso) para que acessem os autos eletrônicos pelo sistema SAJ.
O procedimento gera economia com impressão e deslocamento, visto que o advogado não precisará entregar em mãos ao plantonista a petição, garantindo agilidade no cumprimento dos atos. O serviço estará disponível para todas as comarcas do Estado.
A Central de Serviços da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJMS, pelo telefone 3314-1718, está capacitada para orientar os advogados e demais usuários do portal e-SAJ acerca do funcionamento do plantão eletrônico.
No final da tarde deste terça-feira (19), por meio de transmissão ao vivo, a equipe do Secretaria de Tecnologia da Informação do TJMS reuniu-se com servidores das comarcas e apresentou o Plantão Judicial Eletrônico, informando os principais aspectos e funcionalidades do novo sistema.
Fonte: www.tjms.jus.br