Por Leonardo Moraes, Administrador de empresas, pós-graduado em marketing e vendas, consultor especialista em gestão de escritórios, estratégia de negócios jurídicos, gestão financeira e marketing jurídico. Experiência e vivência com mais de 09 anos na gestão e consultoria para escritórios de advocacia de diversos portes nas principais capitais brasileiras. Sócio do escritório Leonardo Moraes Empreendedorismo Jurídico https://leonardomoraes.me/
Entregar apenas a solução jurídica para o seu cliente é como dar um tiro no pé.⠀
Por que eu estou te falando isso.
⠀
Agir dessa forma e focar apenas na solução jurídica se esquecendo dos outros detalhes que o cliente valoriza é pensar apenas no curto prazo.
⠀
E Eu já presenciei sem querer, uma vez dentro do uber, o motorista reclamar do escritório que eu estava indo atender, pois ele alegava que precisava fazer um acerto financeiro de um acordo do seu processo e o mesmo ficou de entrar em contato, e nesse intervalo já haviam se passado seis meses e nenhum retorno.
⠀
Estou mostrando esse exemplo por que o escritório também é interessado, assim como o cliente, pois ele irá receber os seus honorários, fruto do seu trabalho.
⠀
O grande problema é não mapear e explorar esses pontos de contato fundamentais que um cliente enxerga como primordiais em uma boa parceria de negócios.
⠀
Sim, estamos falando de negócios, pois envolvem duas partes, valores, riscos, negociação etc.
⠀
Logo abaixo eu cito os cinco elementos primordiais que você precisa explorar e atender no ciclo de vida do cliente dentro do seu escritório.
⠀
Sem eles você está apenas entregando uma solução, sendo que ele busca mais do que isso.
⠀
É um ciclo que nunca acaba e periodicamente você precisa rever todas essas etapas.
⠀
1) Empatia
Se colocar no lugar do seu cliente e entender a sua situação atual, desejos e necessidades é fundamental para a construção de uma parceria.
2) Confiança
É o principal, se não, o mais importante em uma relação entre você e o seu cliente, seja transparente e responsável com a causa dele.
3) Experiência
Proporcione a melhor experiência para o seu cliente se sentir acolhido do início ao fim do processo, seja no contato inicial, no atendimento on-line, no telefone, e-mails, e reuniões etc.
4) Entrega
Aqui é o momento de surpreender e encantar o seu cliente, é a hora da verdade. Ou seja, o encontro do valor pago com o valor recebido. Entregue mais do que prometer, sempre.
5) Pós-Venda
É o momento de medir a satisfação da entrega de valor. Procure ter um relacionamento sempre próximo com o cliente, através de pesquisas de satisfação, eventos, informativos, reuniões etc. ⠀
⠀
Entenda esse processo, aplique e você vai começar a perceber os resultados.