E agora, PT?

“Em Brasília, todos são cúmplices. Não se pode negar que a política sobrevive por troca de favores ou algo mais …”

Depois de abafar a instalação de várias CPIs durante seu Governo, o Partido dos Trabalhadores enfrenta hoje sua pior crise desde quando criado na década de 80. Com a CPI dos Correios, a cada dia surgem denúncias, e o cidadão fica desiludido frente ao quadro político o qual o País atravessa.

E não adianta se passar por vítima, pois a população já cansou de tanta hipocrisia. O PT ao tentar se esquivar das denúncias acaba por afundar num mar de lama, e ainda tenta a todo custo negar o envolvimento de seus principais dirigentes com o mensalão, mas os fatos se comprovam.

É lamentável e vergonhoso para o eleitor – antes esperançoso e que depositou seu voto de confiança no presidente Lula –, assistir agora a corrupção tomar lugar da esperança, que antes da esquerda passar a ser Governo, vigorava no seio da sociedade.

Em Brasília, todos são cúmplices. Não se pode negar que a política sobrevive por troca de favores ou algo mais. Quem não “dança conforme a música” não sobrevive no cenário político, aliás, raramente consegue se eleger. Entretanto, quando surgem denúncias o primeiro argumento do acusado é que seria vítima de armação política… quanto aos outros parlamentares, nunca sabem de nada… Ora, pode o primeiro escalão do Governo estar cada dia mais envolvido com o pagamento do mensalão, e o “ingênuo” e excelentíssimo presidente Lula alegar que não sabia de nada.

Qualquer pessoa que tenha envolvimento direto com a política sabe que existe compra de votos…, compra de parlamentares para aprovação de projetos… retenção de verbas para governos e prefeituras de oposição…, enfim, várias outras irregularidades que existem desde o surgimento da política.

E se o presidente é tão ingênuo assim, e está agora se sentindo traído, por que não determinou a criação da CPI, logo no surgimento da denúncia de corrupção nos Correios? O ato ilícito ficou totalmente visível na gravação exposta pela imprensa. Toda a liderança do PT, com exceção de alguns petistas da ala radical, num primeiro momento tentou a todo custo abafar a denúncia, assim também fez quando surgiram outras denúncias no Governo Lula, como exemplo, a que envolve os bingos.

Uma coisa é certa, de vilão o deputado do PTB, Roberto Jefferson, passou a ser herói. Porém, o cidadão não pode esquecer que o deputado também faz parte do balaio, e que só fez a denúncia após ter sido pego de surpresa no envolvimento do esquema dos Correios. No mínimo ele é cúmplice.

É, parece piada, mas é verdade: agora estão transportando dinheiro para Brasília escondido na própria cueca. Não dá para negar que o montante de verba é ilícito, caso contrário, seria transportado de forma normal ou até mesmo depositado em um banco.

A falta de moralidade exposta hoje na política, inevitavelmente, afogará a confiabilidade do eleitor nas próximas eleições. Com certeza o desestímulo em votar atingirá uma grande parcela de brasileiros desiludidos. O Partido dos Trabalhadores confirma que não é diferente de outros partidos que outrora ocuparam o Governo. A economia do País não teve queda de juros a luta no campo continua, a área de saúde está cada vez mais doente, a roubalheira continua, o desemprego…

Quanto à corrupção, será que existe só lá em Brasília? Ou falta vontade por parte dos órgãos competentes de denunciar e apurar os atos ilícitos que já foram apontados pela imprensa no Estado? Fala-se que em terra pantaneira muitos políticos estão com a guaiaca cheia de dinheiro ilícito… isso sem contar a compra de fazendas…

Rafael Bueno*
Jornalista e acadêmico de Direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento