VALORES ÉTICOS NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA

Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas Advogado- Belo Horizonte(MG)

Sumário

1. Introdução;
2. A Logosofia Como Ciência Auxiliar do Direito
3. O Exercício da Profissão e a Atuação das Deficiências Psicológicas;
4. Convivência humana;
5. Valores éticos na convivência;
6. Conclusão.

INTRODUÇÃO

O saudoso professor JOSÉ OLYMPIO DE CASTRO FILHO em seu livro PRÁTICA FORENSE, falando da atividade diária do advogado, lembrou o emérito EDUARDO COUTURE, numa das mais belas páginas de deontologia jurídica, Os Mandamentos do Advogado, digna de figurar entre os livros clássicos sobre o assunto, como O Advogado, de Henri Robert, Das Boas Relações entre os Juízes e os Advogados, de Calamandrei, El Abogado, de Ossorio, a Oração dos Moços, de Rui Barbosa, e, mais recente, a obra de Carvalho Neto, Advogados – Como Aprendemos, Como Sofremos, Como Vivemos, livros que, juntamente com o Código de Ética Profissional, aprovado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados, em 25 de junho de 1954, repassados de sabedoria, deveria figurar obrigatoriamente à COUTURE:
“Aquele que deseje saber em que consiste o trabalho do advogado, há que explicar o seguinte: de cada 100 assuntos que passam pelo escritório de um advogado, 50 não são judiciais. Trata-se de dar conselhos, orientação e idéias, em matéria de negócios, assuntos de família, prevenção de futuros litígios etc. Em todos esses casos, a ciência cede lugar à prudência. Dos dois extremos do dístico clássico que define o advogado, o primeiro predomina sobre o segundo, e o “homem bom” se sobrepõe ao “sabedor do direito”. de rotina. Trata-se de gestões, tramitações, obtenção de documentos, questões de jurisdição graciosa, defesas sem dificuldades ou causas julgadas sem contestação da parte contrária. O trabalho do advogado transforma aqui o seu gabinete em escritório de despachante. Seu lema poderia ser como o daquelas companhias norte-americanas, que produzem artigos de conforto: “more and better service for more people”.
Dos 20 restantes, 15 representam alguma dificuldade e exigem um trabalho mais intenso. Trata-se, porém, dessa classe de dificuldades que a vida nos apresenta a cada passo e que a concentração e o empenho de um homem diligente estão acostumados a levar de vencida.
Nos restantes cinco reside a essência da advocacia. São os grandes casos profissionais. Grandes, não certamente, pelo seu conteúdo econômico, senão pela magnitude do esforço físico e intelectual que o seu trato exige. Causas aparentemente perdidas, através de cujas fissuras filtra um raio de luz que serve de guia ao advogado para abrir a sua brecha; situações graves, que é preciso sustentar por meses e meses, e que exigem um sistema nervoso a toda prova, sagacidade, aprumo, energia, visão longínqua, autoridade moral, fé absoluta na vitória.”
A vida profissional é rica em oportunidades de convivência. Por dever de ofício, somos levados a conviver com as mais variadas pessoas, serventuários, colegas advogados, juízes, secretários, etc.
E essa convivência para ser harmônica e saudável exige de nós uma conduta ética elevada.
Esse tema é atualíssimo, basta dizer que a 2ª Câmara do Conselho Federal da OAB, ocupa-se do assunto e anuncia ” um novo manual de ética do advogado”. Segundo o veiculado pelo OAB NACIONAL, Órgão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, de outubro-98, sob o título “Vem aí o novo manual de ética”, “depois de preparar a estrutura da OAB para a apuração do processo ético-disciplinar, o órgão passará a discutir o novo manual com os conselheiros, presidentes de Seccionais, membros dos tribunais de ética e demais integrantes da Ordem. “Essa Segunda fase terá um caráter didático-pedagógico, define Carlos Tork. Segundo ele, mais do que propor alterações no processo interno de julgamento da conduta dos advogados, o importante é despertar novamente o debate na classe sobre a importância dos procedimentos éticos no exercício da profissão.”
“Precisamos da participação de todos para dar ênfase nessa discussão”, defende Tork. ” Somos uma referência para todo o País e por isso não podemos descuidar nenhum pouquinho dessa área”, acrescenta. “Hoje a questão ética é a maior preocupação dos advogados brasileiros”, conclui.”
A boa educação recebida no lar é básica e é útil a essa convivência.
Entretanto, devemos estar sempre atentos, pois ao atuarmos podemos eventualmente agradar alguns e desagradar outros. Entrar em atritos, pois nessa convivência as falhas caracterológicas se manifestam dificultando o bom relacionamento.

Algumas dessas deficiências, pela natureza da atividade forense, encontram campo propício para atuar em nossa mente e assim são as responsáveis por atuações, por vezes desastrosas e desagradáveis, como veremos, no correr desta exposição.
Para nosso alívio, nem só de deficiências é formada a nossa psicologia, há nela valores e pensamentos construtivos que são eficientes colaboradores nessa maravilhosa e difícil arte de conviver.
Mas esses valores, quando não se manifestam espontaneamente em nossas atuações diárias, podem ser criados e cultivados.
O exercício da observação quando a utilizamos para o nosso aperfeiçoamento, nos permite burilar a própria psicologia, quando nos dispomos a fazer um bom uso do que é fruto dessa observação. Ao observar o que de ruim eu vejo no outro e ao invés de criticar a conduta alheia, para menosprezar, eu volto para dentro de mim e me pergunto se eu agiria daquela forma, o resultado é outro, porque nesse instante, nessa análise da conduta do semelhante eu me dou conta de que todos nós seres humanos podemos a cada dia melhorar o nosso comportamento, tornando-o mais agradável e tolerável.
Todas as profissões têm um Código de Ética imprescindível ao exercício da atividade profissional, porque, em todas elas, estamos lidando com o nossos semelhantes, estamos CONVIVENDO.
O trato cordial é norma iniludível. O respeito não deve faltar nesse relacionamento, nesse CONVIVER.

O citado professor JOSÉ OLYMPIO DE CASTRO FILHO ensina que:
“Dentre as normas do Código de Ética, que estão a reclamar exame e comentário adequado que pudessem servir
de esclarecimento e repertório de deontologia para os profissionais, inclusive com a coletânea e a divulgação de decisões do Conselho Federal da Ordem dos Advogados, as que disciplinam as relações pessoais com o cliente e as relações em Juízo estão a merecer especial atenção.
Não se catalogaram jamais, e talvez jamais se apresentem exaustivamente enumerados os cuidados a respeito, que vão desde a necessidade de apreender a personalidade do cliente e do juiz, para saber como se conduzir diante um ou outro, seus hábitos, suas virtudes e deficiências, até inúmeros aspectos a considerar no capítulo cada dia mais complexo e difícil das comunicações humanas.
Sem embargo, um ponto parece certo, e dele bem possivelmente decorrerão, naturalmente, consequências que irão repercutir em tudo o mais: hão de existir, à custa de quaisquer esforços e sacrifícios, entre o advogado e o cliente, assim como entre o advogado e o juiz, a compreensão e o respeito, mútuos.”
A LOGOSOFIA COMO CIÊNCIA AUXILIAR DO DIREITO
Nesta exposição vou me valer de uma das ciências auxiliares do Direito.

Segundo o ilustre Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, Dr. JOSÉ ANTÔNIO ANTONINI, em memorável aula inaugural realizada na “Faculdade de Direito do Sul de Minas”, em Pouso Alegre, “se o Direito tem como ciências auxiliares a Medicina, a Psicologia, a Psiquiatria, a Cibernética, a Informática, etc, agora é chegada a vez de passar a contar com mais uma: a LOGOSOFIA”.
“Essa nova geração de conhecimentos tem por campo experimental região pouco conhecida – acrescenta o festejado Professor ANTONINI -, mal transitada, senão totalmente
desconhecida: o próprio mundo interno de cada vida humana. Esse mundo onde cada um vive e convive consigo mesmo protegido, à discrição, da incursão alheia. Ninguém penetra nesse mundo sem permissão de seu titular e ainda quando permitido, não além das partes que autoriza o possuidor desse domínio.”
“Para a exploração, estudo, investigação e conhecimento desse mundo interno é que se dirige essa nova linha de conhecimento, mediante a utilização de um método e uma técnica que lhe são próprias.”
“Inobstante o vertiginoso avanço das ciências ditas exatas e humanas, não se conseguiu até o presente encontrar ou forjar a chave do problema humano e oferecer uma explicação satisfatória sobre o nosso mundo interior.”
“O investigador mede a trajetória dos astros e desconhece a de sua própria vida; segue as modificações do átomo e descuida as de seu pensamento; estuda e analisa tudo, menos o que diz respeito próprio conhecimento da mente, que é a que lhe permite discernir e pensar, enquanto se capacita para conhecer a origem e evolução de seu próprio pensamento; lê e comenta mil biografias e treme pensando como terminará a sua; descreve maravilhas sobre a organização das formigas e das abelhas, e quando é instado à organização de seus valores pessoais, vacila ante cem conselhos antagônicos.
Assim, o estudioso, o universitário, ou simplesmente o homem que cuida de sua instrução, encontra-se frente a livros que tratam sobre a essência da história, da filosofia das matemáticas ou a evolução da mitologia, mas nada de certo pode saber a respeito da essência de seu próprio ser, a filosofia de sua condição humana ou a evolução de seu caráter, não obstante constituir tudo isso a primeira e última realidade de sua existência.” (Biognose-74).

A LOGOSOFIA, no dizer de seu autor, o humanista CARLOS BERNARDO GONZÁLEZ PECOTCHE:
“Abarca todos os conhecimentos humanos e transcende para conhecimentos maiores.”
Configurando-se em ciência e cultura ao mesmo tempo, a Logosofia ultrapassa a essa esfera comum e, destina-se “a nutrir o espírito das gerações presentes e futuras com uma nova força energética – por excelência mental – necessária e imprescindível ao desenvolvimento das aptidões humanas”.

Logo, a fonte é inesgotável e oferece generosamente uma gama infinita de elementos úteis ao aperfeiçoamento dos demais ramos do saber existente.
O conhecimento logosófico “encara todos os pontos de estudo que possam interessar ao homem, ajudando-o a cultivar seu espírito com miras a uma superação.”
Entendemos que a nova cultura, preconizada pela Logosofia, contém as bases sólidas em que se haverão de fundamentar as normas jurídicas, pois, sendo o Direito uma ciência social, por excelência, está sofrendo, também, as consequências da inevitável decadência da atual cultura vigente.
O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO E A ATUAÇÃO DAS DEFICIÊN-CIAS PSICOLÓGICAS

Alguma deficiências psicológicas comprometem o bom desempenho da atividade profissional do advogado. Enunciarei algumas:

A IMPULSIVIDADE
É um pensamento impetuoso que provoca a reação imediata da mente ante qualquer incitação ou motivo que surja excitando. Em todos os casos se manifesta como ato irreflexivo do indivíduo.
Essa falha psicológica altera o ânimo e principalmente a paz interior.
O impulso irrefletido leva, às vezes, a expressar o que se sente ou se pensa em relação a pessoas, assuntos ou coisas, apesar do propósito que se tinha de mantê-lo em reserva. Nesse momento surge outra deficiência, a indiscrição. Claro, as dificiências não atuam sozinhas, atuam em bando, daí a dificuldade em combatê-las. A antideficiência, o antídoto aconselhável, é usar a CONTENÇÃO, conter o impulso. Significa nada menos que o domínio de reação, sempre arbitrária, com efeito deprimente sobre o ânimo.
A SUSCETIBILIDADE
“O suscetível é uma pessoa predisposta a ver no próximo uma segunda intenção, o que dá lugar a que se melindre ou se ofenda com extrema facilidade.”
Para contrapor a essa falha, nada melhor que a EQUANIMIDADE, ou seja, “o sentido da justiça e ao mesmo tempo, a medida exata com que se ajuízam os valores opostos. Ela mantém o homem protegido das atitudes extemporâneas de suscetibilidade, que surgem impulsionadas pelas ligeirezas de juízo.”

A AFABILIDADE é o mel que, derramado sobre o vinagre psicológico, melhora seu sabor.
A ASPEREZA
Essa falha temperamental contrai a sensibilidade, sufocando os sentimentos.
“A aspereza torna o caráter acre e sombrio; impele ao isolamento. O ser foge do contato com seus semelhantes e este, do seu, porque a ninguém agrada uma modalidade áspera e pouco amistosa. Seja no lar, junto aos seus, seja fora dele, sua atitude, oposta a toda demonstração jovial ou afetuosa, provoca rechaço, pois sua presença se recebe sempre com escassa mostra de satisfação.”
“Não aguenta seu gênio”, costuma-se dizer para desculpá-lo. Perguntamos: não tem inteligência e vontade para lutar contra essa insociável deficiência?”
O remédio nesse caso será, também, cultivar a AFABILIDADE.

A LOGOSOFIA faz uma grande descoberta ao dar a conhecer o conceito transcendente de PENSAMENTO, definindo-o como os agentes causais do comportamento humano. Eles são a causa de nossos atos e ações. Mundando-se os pensamentos, muda-se a vida.
E as deficiências psicológicas se constituem falhas caracterológicas e são originárias do enquistamento de pensamentos na mente. A ciência logosófica define a deficiência como sendo “o pensamento dominante que, por sua vez, que enquistado na mente, exerce forte pressão sobre a vontade do indivíduo, induzindo-o a satisfazer seu insaciável apetite psíquico.”
Em sua aula o festejado professor JOSÉ ANTÔNIO ANTONINI, ensina que: “é tal a influência e gestão dos pensamentos na vida do homem que este chega a ser apelidado pelo nome do pensamento de que é portador. Se de natureza construtiva e cultivada, são gênios, sensatos, ilustres, mestres; se são vítimas de pensamentos dominantes ou obsessivos, como o são os portadores de deficiências psicológicas, pelo nome do pensamento-deficiência que o caracteriza: é chamado de vaidoso, rancoroso, egoista, teimoso, intolerante, etc., havendo os que são tomados por outros de mais baixo nível, passando a ser chamados de ladrão, fraudador, falsário, larápio.”
Observou o referido professor ANTONINI que: “estudando e experimentando os conhecimentos logosóficos advertiu que GONZÁLEZ PECOTCHE estaria para esse benefício humanitário no campo da vida bio-psico-espiritual, assim como PASTEUR no campo da biologia. Ambos haviam feito descobertas fundamentais: uma incursionando na realidade física do corpo humano, outra na realidade anímica do espírito humano. Os elementos in natura, em um e outro campo existiam, mas, não haviam sido descobertos, nem se havia, por isso mesmo, desenvolvido técnicas para tratar com eles.
Essa diferenciação entre a mente e o pensamento e entre tais entidades existentes in natura e a vontade, etc, permite uma nova observação da realidade nos cumprimentos das apreciações e decisões emanadas no campo do Direito.”
CONVIVÊNCIA
O estudo de meu organismo mental e psicológico, me capacita para penetrar nas causas de minhas próprias limitações, descobrir a origem de meus erros e deficiências, como também conhecer meus próprios valores e condições, a fim de aumentá-los progressivamente à medida que vou conseguindo os conhecimentos que me permitam encarar a vida com acerto e conquistar uma efetiva superação em todas as ordens da vida humana. Comprovo, também, que as relações comigo alcançam sua mais ampla efetividade quando consigo manter a harmonia entre o pensar, o sentir e o atuar: quando adquirindo plena consciência de minha responsabilidade, esta se traduz espontaneamente na conduta que observo comigo e com os demais.
A convivência não é a finalidade, mas uma das conseqüências naturais do auto-aperfeiçoamento.

PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA:
Aspectos do ensinamento logosófico:
1 – “Uns têm o que a outros falta, e o que a uns falta outros o têm”. “Ninguém quer dar a outro o que tem, porque pretende que o que tem é melhor que o que a ele lhe falta e outro tem”.
2 – a humanidade vem caminhando: dando e tirando sem chegar a se completar nunca.
3 – as aproximações se fazem por influência simpática ou afinidade. Uns e outros se prodigam afeto, respeito e os melhores desejos. Surgem os distanciamentos porque um e outro não foram capazes de conservar o que em um momento apreciaram justo, natural, agradável ou necessário.
4 – imperfeição ou defeito que agrava as situações dentro da vida de relação:
a- imagem do cheque – a mente, reagindo, extrai do bolso o cheque e o destrói. O coração é mais pródigo – outorga créditos que a mente ao reagir os rasga. Contínua reação entre a mente e o coração.
(” os homens devem chegar a compreender alguma vez que, enquanto não modifiquem suas próprias condições internas, seguirão infringindo constantemente essas leis – que regem o Universo – as que deixam sentir de imediato seu rigor castigando a raça humana”).

b- “colaborar na grande tarefa de ajuda mútua a fim de que cada um encontre seus fragmentos perdidos pelo mundo, aqueles que faltam à figura humana para chegar a ser completa, ou seja, semelhante à imagem do Criador”.
c- “não somente é necessário encontrar os fragmentos que faltam para completar a figura humana, senão que há que cuidar muito os que já se têm para não perdê-los”.
5 – cada um espera, senão tudo, pelo menos noventa por cento dos demais, parecendo ainda muito esses dez por cento que põe de sua parte.
6 – “O homem deverá se mover dentro do mundo sem pretender suplantar o semelhante ou tirar-lhe seu lugar, pois cada um tem o seu, que pode ampliar sem MOLESTAR ninguém”.
7 – buscar e eliminar todos os fragmentos de imperfeição que minguam a figura humana. O egoismo, a propensão à folgança. Enumerar algumas deficiências psicológicas que prejudicam o relacionamento entre os seres.
8 – “muitas vezes se esfria o calor de um afeto ou de uma amizade porque não se mantém intata a recordação do fato que a originou”.
9 – A imagem ideal dos seres que se amam. A realidade mostra a imagem real. O encontro de ambos não foi o encontro das duas imagens.
“Porém algo fica sempre dessa imagem ideal: fica a força do afeto, a força da recordação, que em constante revivência fixa a cada um sua conduta. Essa parte da imagem ideal é a que influi desde o momento em que os seres se desencontram, se desconhecem ou se rechaçam; desde o momento em que, por causas não muito graves, se suscitam desgostos, desavenças ou atritos. É a que influi para acalmar a agitação, suavizar o erro e ainda para perdoar, porque quando a imagem física, nos instantes
de enojo se desmancha para os olhos que a vêem, aparece mostrando-se a esses mesmos olhos a imagem ideal, revestida sempre de recordações, de afetos e de história; dessa história que juntos viveram, participando dos dias felizes e dos dias de dor. Essa imagem é a que influi, e não outra, para que os seres se reconciliem e se reencontrem, estreitando seus espíritos no amor dessa imagem”.
10- “Não é a última gota a que faz entornar o vaso, senão toda a água que o enche, fazendo que uma gota mais não possa caber nele. De modo que a causa não está na gota, senão nas muitas gotas que contém o vaso”.
11- “Não se deve esquecer que a relação e vinculação entre os seres está constituída por uma série de coisas e fatos que se entrelaçam. De nós depende que se mantenham como no primeiro dia que se estabeleceram, pois do contrário se destróem; acontecerá o mesmo que com o “sweater”, cujos pontos, ao se soltar, irão destecendo-se pouco a pouco, não ficando ao final mais que um fio como recordação do mesmo. Este é o drama da vida, do mundo, da humanidade”.
12- Cultivar a atenção sem afetação, fazendo que esse traço gentil, que tanto atrai e obriga, se produza naturalmente.
13- Trocar atenções que tanto contribuem para suavizar as amarguras que trazem consigo os esforços cotidianos.
14- Cultivo da simpatia. A simpatia é uma força que atrai. Tanto a simpatia como a antipatia estão dentro de nós. Cabe a nós cultivar a simpatia e combater a antipatia.
Ao compreender que essas duas forças existiam dentro de mim, pude experimentar muitas situações interessantes. Passei a observar que algumas pessoas me eram antipáticas, pode-se dizer, gratuitamente, sem que sequer tivesse algum contato com elas, após um tempo de relacionamento me tornavam simpáticas, outras, ao contrário, de início, eram simpáticas e, depois, surgia a antipatia.
Recordo-me, que em certa ocasião, constatei que um ser me era muito antipático e pouco tinha contato com ele. Esforçei-me por combater essa antipatia em mim e, aos poucos, houve a aproximação a esse ser e aquela força repulsiva desapareu por completo. De fato, a força simpática e a força antipática estão dentro de nós.

15- Ao observar o negativo no outro, pensar sempre se algo semelhante acontece comigo.
16- Aproveitar as duas oportunidades que a vida nos oferece: a de não ser incomodado e a de não incomodar os demais.

Neste ponto cabe o relato de algumas vivências de nosso dia-a-dia, tanto no Fórum como em outras Repartições Públicas. Ficamos esperando no balcão para sermos atendidos e o serventuário vem tranquilamente atendendo aos que se encontram em nossa frente, depois de algum tempo de espera, está na sua hora de tomar o cafezinho, pois ninguém é de ferro, e continuamos ali esperando a nossa vez. Por várias ocasiões fiz interessantes observações, uma delas é o prurido que todos têm de ser “do contra”, quanto mais pressa tem o que quer ser atendido, mais devagar o serventuário que está ali o atende.
De outras vezes, quando vou preparado para enfrentar um balcão de uma Secretaria do Foro, sou atendido prontamente e saio dali tranquilo. Quando vou sem realizar um mínimo preparo interno para não me deixar envolver pelos pensamentos de pressa e de intolerância que rondam esses ambientes, sou vítima deles e me vejo incomodado, irritado e saio com a sensação de que não fui bem atendido e perdi muito tempo naquela repartição. Isso não acontece conosco em nossas atividades? Tudo, então, depende de nosso estado de ânimo interno. A causa dessa irritabilidade está dentro de nós mesmos e a forma de eliminá-la não é outra, senão trabalhar internamente para evitar que esses momentos desagradáveis e que afetam nossa tranquilidade tomem conta de meu ser e me veja no final do dia esgotado, extenuado.

VALORES ÉTICOS NA CONVIVÊNCIA (RESPEITO, TOLERÂNCIA, PACIÊNCIA, ETC).

1- A OBSERVAÇÃO:
“Uno de los valores éticos que se pronuncia con caracteres más prominentes, es el de la OBSERVACIÓN; la observación consciente, que en forma constante recoge por doquier los elementos que luego han de servir para perfeccionar el carácter y modalidades del ser, al permitir que en el ejercicio continuado de esa facultad verifique la práctica de lo observado, puliendo en esta forma, como hemos dicho, todas las aristas de su temperamiento”.

A PACIÊNCIA, A BENIGNIDADE e a TOLERÂNCIA:
“La paciencia, la benignidad y la tolerancia, son manifestaciones de ética superior”.

2- A SIMPATIA:
“La simpatía se conquista por la naturalidad en el trato, por la agilidad y la gracia que se exterioriza y la buena disposición a hacer agradable el instante de sociabilidad”.

3- A CONFIANÇA:
“La confianza que inspira la amistad sincera, similar a la de la familia, se funda en la reciprocidad del afecto y del conocimiento personal. Desde el simple conocido hasta el amigo
verdadero, existe una escala de grados en el vínculo que los aproxima, vínculo susceptible de alterarse por cual-quier motivo, mientras no se manifiesta el aprecio y la consideración como una afirmación del concepto mutuo. La confianza es, entonces, producto de la garantía moral que cada uno se otorgue.” (- “La confianza en su expresión ética”).
-abuso de confiança.
-brincalhões – que excedem em suas brincadeiras – esses ferem a sensibilidade e molestam o pudor comum.
-“La broma elevada, gentil y sana, es aceptada por todos;”
-“La confianza que un pueblo otorga a su mandatario al centralizar en uno la voluntad de todos, es una prueba de moral pública, pero si ella es defraudada, la misma moral reacciona y el usurpador pierde la confianza de su pueblo”.
“Agregaremos que la confianza, desde el punto de vista de su expresión ética, debe constituir el fundamento de toda organización moral, política y social”.
4- A LEALDADE:

“Sin LEALTAD no es posible concebir la amistad entre las personas ni tampoco hacer factible una convivencia de carácter permanente y sincero”.
“Puede afirmarse sin que ello sea aventurado, que una de las causas primordiales de los múltiples infortunios humanos fué siempre la falta de lealtad en el trato mutuo. El engaño y la falsedad han sido dos tendencias destructivas que en todo tiempo atentaron contra las buenas disposiciones del ser”.
“La lealtad se caracteriza en primer término por la conciencia del deber. Es profesión de fe consciente que el ser hace al sentimiento que, nacido de una amistad o de un afecto sincero y puro, se convierte en parte de sí mismo. Y siendo así, no podría menoscarbárselo sin herir hondamente la propia vida”.
5- RESPEITO:
1 – fator essencial da paz;
“No puede haber paz en un pueblo si el respeto a las leyes y a sus instituiciones deja de ser la garantía que ampara a cada uno en sus derechos y en sus valores. De ahí que cuando se burla la dignidad humana faltando el respeto a su persona, sobrevienen las crisis sociales, tan nefastas para la vida de pueblos y naciones.”
2 – “En todos los tiempos el respeto constituyó el medio imprescindible que hizo realizable la convivência entre los seres humanos. El hombre, desde que nace, como todo lo que se manifiesta a la vida en el seno de la Creación, debe inspirar respeto. Nada mejor podría hacerse, pues, para edificar la paz futura, que lo-grar que el respeto presida todas sus determinaciones, erigiéndo-lo como algo inseparable de la responsabilidad de los mismos”.
6- PACIÊNCIA:
1 – paciência ativa.

2 – “a paciência cria a inteligência do tempo”. – paciência do que sabe esperar. (esperar o nascimento do pintinho – 21 dias e não mais).
“Puede decirse, entonces, que es un secreto digno de ser tenido en cuenta, el hecho de que los mejores éxitos que el hombre ha podido tener
en la conquista del bien, han sido merced a esa paciencia activa puesta de manifiesto en su perseverancia, su ininterrumpida labor, su consagración, y también a esa fe cons-ciente que se va arraigando en el alma merced a las propias cons-tataciones”. ( “La paciencia como factor del éxito”).
Esse são alguns dos valores éticos da convivência apontados pela Logosofia.
Esses valores respondem sempre ao interno do ser, ou melhor, têm uma correspondência no interno.
É preciso, portanto, que haja um cultivo interno desses valores para que eles se exteriorizem em forma de conduta no trato com o semelhante, em ÉTICA.
O conhecimento dos pensamentos e sentimentos têm grande influência no cultivo desses valores éticos aqui assinalados.
A reeducação sugerida pelo conhecimento transcendente contribui para uma revisão de conceitos, visto que eles se encontram desvirtuados. Houve, através dos tempos na humanidade, um grande desvio de conceitos e uma flagrante inversão de valores. É preciso, portanto, repensar, se é que temos pensado alguma vez, sobre essas coisas.
O estudo das deficiências psicológicas me tem permitido conviver melhor, porque ao tomar contato com as falhas
caracterológicas de meu temperamento, passo a ser mais comedido e equânime em meus juízos sobre os demais.
Ao verificar que “o intolerante cria em seu redor um ambiente hostil, que o impede de levar uma vida grata”, me esforço por afastar de mim esse pensamento e contrapor a ele a “tolerância, considerada por nós elemento indispensável à convivência harmônica”.
O interessante é que a intolerância jamais se manifesta para com os de cima, nem contra aqueles de quem se espera tirar partido. Mas ela está presente de forma às vezes constante no trato com os seres mais queridos.
O que se pode dizer quando se aprende que ” o suscetível é um indivíduo predisposto a ver no próximo uma segunda intenção, o que dá lugar a que se melindre ou se ofenda com extrema facilidade”. E, no combate a esse defeito passamos a utilizar a equanimidade que é o sentido da justiça e a medida exata com que se ajuizam os valores opostos, associado a esse esforço o cultivo da afabilidade.
O uso da observação é um meio eficaz de combater as deficiências, tão detestáveis inimigos da sensibilidade humana. Observação de deficiências em nossos semelhantes, observação essa que se fará sem perder de vista as próprias, sobretudo quando se trate de irregularidades que se assemelham às que se tem empenho em neutralizar. No efeito desagradável que nos produzem as más atuações alheias, pode-se avaliar o que causamos em circunstâncias análogas, surgindo de tão singelo confronto, com maior vigor que antes, a resolução de nos tornarmos mais gratos e suportáveis.
Deve-se ter o cuidado também de observar a ótima impressão que produzem as virtudes do próximo. “Eis o estímulo natural que nos deve inspirar a desenvolver iguais virtudes e a nos converter em exemplos vivos de captação e assimilação de valores espirituais e éticos, valores que a sensibilidade e a consciência reclamam como indispensáveis para mover e ativar as próprias bases internas de superação” .

7) – O EXEMPLO:
“Todo ensinamento moral não avalizado com o exemplo de quem o dita atua na alma do que o recebe em sentido contrário”.
“O exemplo é a imagem vivente de uma realidade perfeita”.
“A moral se edifica com o bom exemplo, não com palavras”.
O exemplo é a maior das tradições, porque sem exemplo não existe tradição.
Exemplos que podem ser seguidos, exemplos que sejam compreendidos pela mente humana e não supostos exemplos de exemplos que não existiram.

ATMOSFERAS E ÓRBITAS PESSOAIS
A) homem ativo – atrai a simpatia e amizade de muitos seres – a exemplo dos astros que por sua influência cósmica atraem a outros a sua órbita;
B) a sensatez e a franqueza mantêm diáfana a atmosfera pessoal.
Atmosfera pessoal = atmosfera interna

“La atmósfera interna puede trascender y tomar contacto con los demás seres siempre que quien la posea no viva aislado, pues en este caso permanecería estática. Pero si busca la vinculación, puede acontecer que sea atraído o repelido, conforme a la índole simpática o antipática de su onda o vibración. He aquí, finalmente, lo que va determinando la órbita de atracción personal”.
CONCLUSÃO
Para terminar, fazemos nossas as seguintes palavras do criador da Ciência Logosófica, publicadas na revista LOGOSOFIA :
“Uma nova era deverá começar para este mundo alquebrado e submerso em tanta desgraça: a era da reconstrução em todas as ordens em que a vida se desenvolve; a era de uma nova concepção da vida que abra aos espíritos as portas de um futuro melhor. Desta maneira haverá terminado a era sombria do desprezo ao semelhante e do desprezo a todo o justo, nobre e bom.
“A nova era terá que se caracterizar, pois, por uma ampla compreensão dos problemas humanos e pelo respeito mútuo, consagrado universalmente; o respeito à vida, à família, aos povos e a quanto constitua a razão da existência. Só assim voltará a humanidade a se humanizar e a alcançar, mais além, cumes no aperfeiçoamento”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 CASTRO FILHO, José Olympio. Prática Forense. Rio de Janeiro:
Forense, (s/d), 483 p.

2 REVISTA JURÍDICA MINEIRA. Belo Horizonte, V. nº 89, Dez., ano 1990, 243 p.
3 GONZÁLEZ PECOTCHE, Carlos Bernardo. Introdução Ao Conhecimento Logosófico. São Paulo: Editora Logosófica, 1996, 491 p.
4 GONZÁLEZ PECOTCHE, Carlos Bernardo. Biognose. São Paulo: Editora Logosófica, 1996, 174 p.
5 GONZÁLEZ PECOTCHE, Carlos Bernardo. Deficiências e Propensões do Ser Humano. São Paulo: Editora Logosófica, 1989, 204 p.

6 REVISTA JURÍDICA MINEIRA. Belo Horizonte, V. nº 67, Nov.
ano 1989. 273 p.
7 GONZÁLEZ PECOTCHE, Carlos Bernardo. Diálogos. São Paulo:
Editora Logosófica, 1995, 211 p.

Autor: Indefinido Fonte: Infojus

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