Pelo presente instrumento particular de exoneração de fiança (…) (nome, nacionalidade, estado civil, profissão, identidade, CPF e endereço), aqui denominado simplesmente CREDOR e (…) (nome, nacionalidade, estado civil, profissão, identidade, CPF e endereço), aqui denominado simplesmente DEVEDOR e, finalmente, (…) (nome, nacionalidade, estado civil, profissão, identidade, CPF e endereço) e (…) (nome, nacionalidade, estado civil, profissão, identidade, CPF e endereço) aqui denominados FIADORES, têm justo e contratado o seguinte:
1. O primeiro dos acima qualificados declara que se tornou CREDOR do segundo dos acima qualificados denominado DEVEDOR, da quantia de R$ (…) (por extenso) para pagamento em __/__/____.
2. O DEVEDOR, para garantia dessa importância oferece como FIADOR(ES) o(s) terceiro(s) dos acima qualificados.
3. O(s) FIADOR(ES) declara(m) que aceita(m) e se constitui(em) como FIADOR(ES) do DEVEDOR, nessa qualidade se obrigando a pagar ao CREDOR a quantia acima em referência, no valor de R$ (…) (por extenso) pelo afiançado devida, caso o DEVEDOR não satisfaça o pagamento respectivo no prazo ajustado, comprometendo-se pelos bens do(s) FIADOR(ES), a tornar firme e valiosa esta fiança, a qualquer tempo.
4. O CREDOR declara que aceita esta fiança, nos seus devidos termos.
5. Fica eleito o foro desta cidade de (…) para dirimir qualquer dúvida referente a este contrato.
E assim, por estarem plenamente contratados na forma acima, assinam o presente instrumento particular em três vias de igual teor, na presença de testemunhas que a tudo assistiram e que de tudo conhecimento tiveram.
Local e Data.
CREDOR
DEVEDOR
FIADOR(ES)
TESTEMUNHAS
Nota: Este modelo de fiança poderá ser utilizado para contrato com cláusula de “PRINCIPAL PAGADOR”. Neste caso substituir a 3ª cláusula, acrescentando simplesmente o termo de principal pagador: “O(S) FIADOR(ES) declara(m) que se constitui(em) principal(ais) pagador(es)…”