EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA …ª VARA ________ DA COMARCA DE ……………………
___________, brasileiro, casado, (profissão), RG nº __________/SSP, CPF nº ___.___.___-__, Nascido em __/__/____, Filiação _________ e _________, Residente na Rua: _________, nº __, Bairro: _________, na Cidade de _________, CEP _____-___, por seu representante infra-assinado, que receberá as intimações na Rua _________, nº __, Bairro: _________, na Cidade de _________, CEP _____-___, e-mail __________, vem, perante Vossa Excelência, propor
AÇÃO DE COBRANÇA DE SEGURO POR DANOS CAUSADOS EM ACIDENTE DE VEÍCULO
com fulcro nos arts. 757 e ss. Do CC e 318 do CPC/2015, contra ___________, CNPJ nº __________, com sede na Rua: _________, nº __, Bairro: _________, na Cidade de _________, CEP _____-___, pelas razões que passa a expor:
1 – FATOS E FUNDAMENTOS
O autor estacionou seu carro em frete ao restaurante “__________”, onde um caminhão – que não pode ser identificado -, bateu na traseira de seu veículo. O veículo estava estacionado em local permitido e em conformidade com a lei de trânsito brasileira. O acidente ocorreu por culpa exclusiva do caminhoneiro que dirigia em alta velocidade, conforme relato de testemunhas. (doc. 2)
O autor possui apólice de seguro do carro (doc. __), junto à ré, que cobre totalmente o sinistro e esta devidamente quitada. Entrando em contato com a seguradora, foi informado que as devidas providências estariam sendo tomadas, mas depois de diversas ligações, o autor não obteve nenhuma resolução para o seu problema.
A lei dá amparo total ao pedido do Autor:
Art. 757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.
Art. 758. O contrato de seguro prova-se com a exibição da apólice ou do bilhete do seguro, e, na falta deles, por documento comprobatório do pagamento do respectivo prêmio.
Art. 772. A mora do segurador em pagar o sinistro obriga à atualização monetária da indenização devida segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, sem prejuízo dos juros moratórios.
O autor tem urgência no conserto do carro, pois o veículo é seu instrumento de trabalho.
Como seu automóvel é seu ganha-pão, o Autor autorizou a mecânica “___________” efetuar os devidos reparos, pela quantia de R$ _____,__ (__________ reais), sendo essa a que apresentou o orçamento de menor valor, conforme orçamentos em anexo. (docs. _, _, e _).
2 – REQUERIMENTOS
Requer o conhecimento e a apreciação da presente ação, com designação de audiência de mediação ou de conciliação, sendo o réu citado com, no mínimo, 20 (vinte) dias de antecedência. Não comparecendo o réu à audiência, sem que, com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência, tenha peticionado em contrário à autocomposição, pede-se a aplicação de multa de 2% do valor da causa, conforme o art. 334, §§ 5º e 8º, do CPC/2015.
Pede que o Réu seja informado que poderá contestar a petição inicial, em até 15 (quinze) dias contatos da audiência de mediação/conciliação, conforme o art. 335 do CPC/2015, e caso não conteste a ação, incorrerá em revelia, conforme o art. 344 do CPC/2015.
Espera-se que a ação seja julgada totalmente procedente, condenando o Réu ao ressarcimento dos danos que o autor sofreu, acrescidas de juros, multa e correção monetária, além do pagamento das custas e despesas processuais, bem como os honorários advocatícios.
Almeja-se provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos.
Atribui-se à causa o valor de R$ ________.
Nestes termos,
Pede deferimento.
[Local] [data]
__________________________________
[Nome Advogado] – [OAB] [UF].