AÇÃO DE EXECUÇÃO FUNDADA EM TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL – ENTREGA DE COISA CERTA (Art. 538 do CPC) – revisado em 16/03/2021

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____

Autos Nº: (___)

NOME DO EXEQUENTE (ou Autor, Demandante, Suplicante), já qualificado nos autos da ação (___), nº (___), por seu procurador infra assinado, vem à presença de V. Exa., apresentar a

EXECUÇÃO DE TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL

em face de NOME DO EXECUTADO (ou Réu, Demandado, Suplicado), já qualificado, pelos fundamentos a seguir aduzidos:

 

I. DOS FATOS

Consoante se verifica da r. sentença prolatada por este juízo às fls. (____), o Executado foi condenado a entregar o veículo marca (___), com as devidas especificações detalhadas às fls. (___).

A sentença transitou em julgado, conforme certidão de trânsito às fls. (___). No entanto, o Executado até a presente data não diligenciou a entrega do bem no prazo assinalado, conforme consta do título executivo judicial.

São esses os fatos.

 

II. DO DIREITO

O artigo 538 do Código de Processo Civil dispõe:

 

Art. 538. Não cumprida a obrigação de entregar coisa no prazo estabelecido na sentença, será expedido mandado de busca e apreensão ou de imissão na posse em favor do credor, conforme se tratar de coisa móvel ou imóvel.

 

Necessário salientar que nada adianta uma decisão judicial se esta não tiver força executória, sendo que, para cumprimento da obrigação, necessária a presente ação. Ainda, necessário o adimplemento da multa e perdas e danos, previstos na sentença (CASO HOUVER, ESPECIFICAR), bem como, caso necessário, a utilização de medidas assecuratórias do bem objeto da execução.

 

III. DOS PEDIDOS

Pelo exposto:

  1. Requer a citação do Executado para, no prazo estipulado, promover a entrega do bem, ou, mediante depósito, apresentar embargos.
  2. Requer, caso não seja entregue o bem e nem apresentados embargos, a utilização de medidas assecuratórias do cumprimento da obrigação;
  3. Requer a condenação do Executado nas custas e honorários advocatícios;
  4. Requer o pagamento da multa presente no título executivo judicial, por conta de seu descumprimento;
  5. Requer o benefício da gratuidade judicial;
  6. Protesta desde já por todos os meios de prova admitidos.

 

Termos que

Pede deferimento.

(Local, data e ano).

(Nome e assinatura do advogado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Init code Huggy.chat End code Huggy.chat