O auxiliar de escritório Francisco Edval Ribeiro dos Santos, que trabalhava em canteiro de obras de um conjunto habitacional em Teresina, morreu, nesta quarta (26/09), após cair de uma moto no local de trabalho.
Inspeção – De acordo com informações do MPT, a morte do trabalhador ocorreu durante uma das várias inspeções realizadas pelo Ministério Público do Trabalho no Brasil, que promove a “Semana Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Construção Civil”.
O trabalhador conduzia a motocicleta com a qual se deslocava no canteiro de obras quando ultrapassou uma cancela fechada apenas com uma corda. Francisco dos Santos esbarrou na corda, caiu e foi a óbito – a moto foi lançada a 30 metros do local do acidente.
Providências – Os procuradores Maria Elena Rêgo e Ednaldo Brito, que realizavam a inspeção no local, tomaram as primeiras providências quando foram informados sobre o acidente: “Imediatamente, isolamos a área e ligamos para o Samu e a Polícia Militar, porque constatamos que nada mais poderia ser feito por ele”, disse a procuradora.
A ocorrência foi comunicada à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que encaminhou o auditor fiscal Luís Gustavo Magalhães para o local: “Pela avaliação preliminar que fizemos, o operário trafegava com certa velocidade e como aquela é uma estrada de terra, ou ele não viu que a corda estava tensionada, até porque ela é clara e sem contraste com o ambiente, ou então ele não desacelerou”, explicou.
As obras que estão sendo realizadas em Teresina ainda estão em face inicial. Há aproximadamente 230 operários que trabalham na fundação das 1008 casas pré-moldadas do conjunto residencial.