Alunos devem se dedicar às mudanças na legislação trabalhista, dizem professores

As leis do trabalho passaram por modificações significativas, como a inserção da nova lei do aviso prévio proporcional e do teletrabalho. Na opinião de professores de cursos preparatórios do Exame da Ordem, os bacharéis devem estar atentos a essas alterações na hora de fazer a revisão.

De acordo com o professor Leone Pereira, do Complexo Educacional Damásio de Jesus, “o aluno não pode cair na tentação de estudar o que mais gosta”. Ele deve dedicar seu tempo às disciplinas que compõem a maior parte das questões da prova. De Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, são esperadas 12 questões, que correspondem a 15% da prova.

Leia mais:
Simulado ajuda a treinar o corpo para o Exame da OAB, diz professor
Faça o Simulado da 1ª Fase do Exame da OAB e confira o gabarito
Confira a correção em vídeo do simulado da 1ª Fase da OAB

Pereira afirma que sua disciplina tem efeito prático. “É o nosso dia a dia, todo mundo sabe o que é hora extra, por exemplo”. Para ele, o aluno precisa levar em conta a estatística que envolve a prova e direcionar melhor os estudos. “Na graduação não ensinam a fazer essa conta”, completa.

Sobre Direito do Trabalho, o professor aposta nas questões que abordam a relação de trabalho e relação de emprego, jornada de trabalho, suspensão e interrupção do contrato de trabalho e alteração do contrato de trabalho.

Para a prova de Direito Processual do Trabalho, Pereira destaca as perguntas que tratam da competência material da Justiça do Trabalho: jus postulandi, mandato tácito, audiências trabalhistas, procedimento sumaríssimo, recursos trabalhistas, execução trabalhista e honorários advocatícios.

O professor Renato Saraiva, do curso preparatório JusPODIVM (rede LGF), afirma que a prova de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho é importante para quem escolheu a disciplina na 2ª Fase do Exame da Ordem.

Os professores reiteram que as mudanças recentes na legislação trabalhista merecem atenção especial do bacharel que irá fazer a prova neste domingo (5/2). Tercerização (Súmula 331), aviso prévio proporcional, subordinação no trabalho à distância e a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas podem ser abordados na prova. “Os examinadores dão importância para as novidades”, destaca Pereira.

Saraiva dá a dica final: “sábado à tarde é hora de parar de estudar e relaxar. É importante ir dormir cedo para ficar descansado para a prova. Nada de ir para a balada ou ingerir álcool”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Init code Huggy.chat End code Huggy.chat