A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) termina o semestre sob nova presidência. O ministro Humberto Martins assumiu o cargo de presidente do colegiado em substituição ao ministro Castro Meira. O ministro ficará na presidência de 21/6/2009 a 20/6/2011.
Ao assumir o comando do colegiado especializado no julgamento das questões atinentes ao Direito Público, o ministro registrou os dados estatísticos com relação à movimentação de todos os processos da Segunda Turma, dos processos recebidos e distribuídos; decisões monocráticas e julgados em sessão; acórdãos publicados, sessões de julgamento e média de processos julgados por sessão.
O ministro ressaltou, ainda, o grande envolvimento de todos os componentes da Turma com a produção de julgamentos de processos eletrônicos. No total, a Segunda Turma encerra o semestre com 417 processos eletrônicos julgados.
Segundo o ministro Humberto Martins, todos os ministros da Turma estão com espírito de luta e desejo de prestar ao jurisdicionado uma justiça célere e efetiva, não podendo prescindir da ‘virtualização’ como inserção do Poder Judiciário na era digital, que se tornou realidade no STJ, sob a gestão do ministro Cesar Asfor Rocha.
A mudança na presidência foi louvada pela ministra Eliana Calmon. “Estamos felizes quando se cumpre, mais uma vez, a alternância no Judiciário, que é a forma saudável de mudarmos um pouco para bem desempenhar as nossas funções administrativas”, assinalou. A ministra também destacou o trabalho desempenhado, na presidência, pelo ministro Castro Meira, a quem qualificou como um juiz antigo e com grandes qualificações.