Nesta terça-feira (3) será a primeira Audiência de Instrução e Julgamento de Deivison Rodrigues Cardoso, acusado de espancar uma idosa de 79 anos. O juiz Fábio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro marcou a audiência para as 15h30, no Tribunal do Júri de São Gonçalo. Além do réu, serão ouvidas cinco testemunhas de acusação e quatro de defesa.
Caso – Cardoso invadiu, por volta das 6h30, a casa de Lyriasiria dos Santos, de 79 anos, para cobrar uma dívida feita pelo neto da idosa. O agressor, que segundo denúncia é usuário de drogas, agiu de forma “extremamente violenta”. Ele chegou a fraturar ossos do rosto da idosa, que estava sozinha em casa, pois a filha tinha ido comprar pão.
O motivo das agressões, conforme denúncia, seriam por causa do furto de cartão de vale-transporte do tipo RioCard, com saldo de R$ 120. Cardoso confessou que espancou a idosa e foi localizado na comunidade do Galo Branco, após a polícia concluir o rastreamento das ligações telefônicas feitas por ele à casa da vítima. O cartão teria sido furtado pelo neto da idosa, que usou todo o saldo conforme Cardoso.
Está sendo imputado ao jovem o crime de homicídio tentado, duplamente qualificado e foi preso na noite da última segunda-feira (13), por policiais da Delegacia de São Gonçalo (72ª DP). A prisão temporária foi convertida em preventiva ontem (16) pelo juiz.
Lyriasiria teve hematomas em todo o rosto, e ficou sem a visão do olho esquerdo, mas passou por uma cirurgia oftalmológica em uma clínica particular. Ela havia feito cirurgia para curar catarata há cerca de dois meses, e faltava retirar um ponto do procedimento quando foi espancada.
O acusado está preso preventivamente.
Nº do processo: 0007477-43.2012.8.19.0004º