Nesta quarta-feira (11/9), a Chambers and Partners, lança, em São Paulo, seu guia sobre o mercado de serviços legais na América Latina, o Chambers Latin America Guide (confira abaixo o ranking, que a revista Consultor Jurídico obteve com exclusividade). O evento ocorre na mesma semana em que a publicação anunciou os vencedores do prêmio Chambers Latin America 2013, dos quais é possível destacar Altamiro Boscoli, sócio do Demarest Advogados, e os escritórios Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados e Barbosa, Müssnich & Aragão.
Boscoli recebeu o Lifetime Achievement Awards, uma premiação para quem alcançou os objetivos de sua vida profissional. A banca Mattos Filho foi eleita escritório brasileiro do ano, chamando a atenção pelo atendimento full-service, presença internacional e carteira de clientes que ostenta nomes como BP, Chevron, Shell, Odontoprev e Odebrecht. O prêmio por serviços prestados à clientela, chamado Client Choice Award, foi para o BM&A. Segundo a Chambers, o escritório é conhecido por prover soluções criativas aos que recorrem a seus advogados. O BM&A recentemente consolidou seu perfil full-service ao incorporar áreas de telecomunicações e tecnologia, lembra a publicação.
Além dos três escritórios citados acima, outras dezenas terão seus nomes destacados pela publicação que será lançada na noite desta quarta em São Paulo. A sexta edição do guia para a América Latina inclui 23 jurisdições do continente e é baseada em uma pesquisa independente e objetiva em diversos países. “A principal fonte de informação no processo de seleção são os clientes que trabalham diretamente com os escritórios”, segundo a Chambers and Partners.
O crescente interesse no mercado jurídico brasileiro tem aumentado o assédio de publicações aos escritórios nacionais. Reportagem feita pela ConJur apontou que as bancas têm investido para aparecer bem nos rankings, não para atrair clientes, mas para melhorar sua imagem no mercado.
O lançamento desta edição do guia ser no Brasil também demonstra o interesse no mercado nacional. A Chambers lançou seu pimeiro guia no Reino Unido, “que até hoje se distingue pela alta sofisticação dos escritórios e advogados que competem no mercado”, segundo a publicação. Foi a globalização e internacionalização das empresas, que criou a necessidade de um guia global, que incluísse não só Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, mas também os mercados dos Estados Unidos da América, Ásia e, obviamente, a América Latina.
Além de capítulos dedicados a cada país e às regiões brasileiras, a publicação traz o capítulo “Latin America-wide”, no qual pretende refletir a interação entre os escritórios dos Estados Unidos e da Europa e os escritórios e clientes locais.
A partir de formulários, ferramenta de investigação e de candidatura, a Chambers tem acesso a informação sobre as diferentes áreas de prática do escritório e seus clientes. São incluídas, então, pesquisas sobre a equipe, os recursos disponíveis no escritório e as principais transações das quais a banca participou nos 12 meses anteriores ao envio da informação. Clientes do escritório são então entrevistados de forma anônima, para fornecer opiniões.
Os rankings são então feitos para os escritórios e para os advogados, com divisões de bandas (bands) que vão de 1 a 6, reunindo na banda 1 os primeiros colocados na classificação. Também há espaço para advogados em rápido crescimento na carreira, que são marcados como “Up and Coming” e para associados que se destaquem, chamados de “Associates do Watch”, além da categoria para advogados exemplares: “Star”.