Foi suspensa para novas negociações a audiência de conciliação, realizada hoje (24) no Tribunal Superior do Trabalho, entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e a Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados). Com a manifestação das partes propondo a abertura das negociações, o instrutor do processo, ministro João Oreste Dalazen, suspendeu a audiência, que será retomada no dia 09 de dezembro, às 09h.
O Serpro ingressou com Dissídio Coletivo de Greve no TST diante da paralisação deflagrada pela categoria no dia 21 de outubro. Os empregados reivindicam os seguintes pontos: reajuste salarial de 8% a partir de maio de 2009, mais abono de R$ 2 mil reais; não desconto dos dias parados e manutenção de prazo de um ano a acordo coletivo. A empresa, por sua vez, propôs reajuste de 5,53%, a partir de maio de 2009, mais abono salarial de R$ 1.500; desconto dos dias parados; reajuste de 5,5% a partir de maio de 2010 e prazo de dois anos a acordo coletivo. Na audiência, a Fenadados apresentou contestação e documentos, abrindo o prazo de cinco dias para que o Serpro apresente resposta.
O ministro Dalazen ressaltou a boa vontade das partes em abrir as negociações, uma vez que somente os representantes de cada categoria sabem melhor definir a proposta para a solução do conflito. (DC – 218223/2009-000-00-00.0)