O Conselho da Justiça Federal (CJF) deu início à pesquisa sobre o Ciclo da Governança da Justiça Federal que deverá ser respondida pelo presidente do tribunal e pelos 14 diretores de foro da 1ª Região. O objetivo é apurar a maturidade em governança da Justiça Federal em relação às práticas de gestão em 5 áreas: estrutura e funcionamento da rede de governança; gestão de pessoas e da informação; execução da estratégia, melhoria e inovação; monitoramento e avaliação dos resultados e comunicação, relacionamento institucional e transparência.
O acesso ao questionário, que deverá ser preenchido somente pelos dirigentes indicados até 9 de dezembro, será realizado pelo link na página do Observatório da Estratégia da Justiça Federal e respondido por meio do software de coleta de dados utilizado pelo CJF. O levantamento será quantitativo e abrangerá 33 unidades: as 27 seções judiciárias do país, os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) e o Conselho da Justiça Federal.
Sugere-se que as respostas sejam produzidas em reunião com os responsáveis diretos pelas práticas. Apenas um questionário para cada uma das 33 unidades consultadas deve ser enviado. Para tanto, foi encaminhada mensagem eletrônica a cada dirigente contendo a senha de acesso para o preenchimento desse questionário. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas por e-mail.
Após a etapa de coleta, os dados serão organizados e analisados estatisticamente de forma a se obter um indicador que possibilite a mensuração do Índice Geral de Governança das unidades judiciárias da JF (iGovJF) e de um índice de cada uma das dimensões que compõem o modelo de governança da Justiça Federal.
Fonte: www.cnj.jus.br