Após 67 anos, o Tribunal Superior Eleitoral será presidido pela primeira vez em sua história por uma mulher: caberá à ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha a condução da corte superior eleitoral nos próximos dois anos, o que inclui a gestão das Eleições 2012.
Eleição – Cármen Lúcia foi eleita pelos votos de seis dos sete ministros do TSE, durante a sessão plenária da noite de ontem (06/03). Marco Aurélio de Mello, que recebeu um voto e já presidiu o Tribunal Superior Eleitoral, foi eleito vice-presidente da corte superior eleitoral.
De acordo com informações da Agência de Notícias da Justiça Eleitoral, as primeiras palavras da presidente eleita da corte foram de gratidão e responsabilidade, com o compromisso de dirigir o TSE com “honestidade e absoluta dedicação”.
Presidente do TSE nas últimas eleições (2010), nas quais o Brasil elegeu sua primeira presidente da República, Ricardo Lewandowski agradeceu o apoio dos colegas do tribunal, parabenizou os eleitos e desejou “muitas felicidades pessoais e sucesso no desempenho desse honroso cargo”.
Discurso – Cármen Lúcia destacou em suas palavras que há 80 anos (24/02/1932) o Brasil ampliava às mulheres o direito ao voto: “Nós tínhamos uma população de 40 milhões de habitantes e tivemos, em 1934, quando a mulher votou pela primeira vez, 1,5 milhão de votos. Oitenta anos depois, somos quase 52% dos eleitores brasileiros, a despeito de os cargos de representação serem muito poucos exercidos por mulheres”.
Ainda não há data definida da posse de Cármen Lúcia Antunes Rocha na presidência do Tribunal Superior Eleitoral. A solenidade, no entanto, deve ser realizada na última semana de abril. A magistrada administrará à corte no biênio 2012/2014.
Biografia – Cármen Lúcia Antunes Rocha nasceu em 19 de abril de 1954 na cidade Montes Claros (Vale do Jequitinhonha), em Minas Gerais. Graduada em Direito (PUC-MG), especialista em Direito de Empresa (Fundação Dom Cabral), mestre em Direito Constitucional (UFMG) e doutora em Direito de Estado (USP).
Foi advogada, procuradora do Estado de Minas Gerais e professora universitária. Chegou ao Supremo Tribunal Federal em 2006, indicada por Luiz Inácio Lula da Silva. Cármen Lúcia é autora de sete livros e mais de 70 artigos em publicações especializadas.
É a atual vice-presidente do TSE.