O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, recebeu hoje (2), em audiência, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Cabo Patrício (PT), e os deputados Raimundo Ribeiro (PSDB), Eliana Pedrosa (DEM) e Cristiano Araújo (PTB). Os parlamentares reafirmaram a posição contrária ao pedido de Intervenção no Distrito Federal (IF 5179), ressaltando que o Legislativo local está cumprindo seu papel constitucional com plenas condições de administrar e resolver a crise.
“Ontem nós entregamos as informações solicitadas pelo ministro Gilmar Mendes e hoje viemos expor a ele todas as medidas que a Câmara tem tomado no sentido de sanear a crise que se instalou no Distrito Federal. A Casa tem reagido, tem mostrado soluções eficientes e eficazes, como a abertura de três processos por quebra de decoro parlamentar, o que levou à renúncia de dois parlamentares. Nós estamos agindo, inclusive com uma agenda propositiva, para mostrar à sociedade que temos condições de administrar e resolver sua crise”, afirmou Cabo Patrício.
O deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) disse que os deputados distritais estão otimistas e não acreditam que a intervenção federal será decretada. Ele negou que a Câmara Legislativa tenha tomado providências somente após a prisão do governador José Roberto Arruda. “Tão logo estourou esse processo, o Legislativo tomou a primeira providência. No dia seguinte, nós já tínhamos nove representações estabelecidas pela própria Presidência da Casa contra os parlamentares envolvidos, que provocou duas renúncias de mandato. Quanto ao processo de impeachment do governador, o relatório foi aprovado na Comissão Especial, foi lido hoje em plenário e a deliberação ocorrerá na quinta-feira”, afirmou Ribeiro.
VP/LF//AM