Cerca de 80% das 240 mil empresas que terão de começar a emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e), a partir desta quinta-feira (1º/4), ainda não estão prontas para tanto, segundo dados da Serasa Experian. O levantamento apresentado pela entidade estima que 200 mil empresas desse grupo ainda não solicitaram o certificado digital ICP-Brasil, necessário para o processo da NF-e, assim como o sistema emissor.
Segundo Gerson Pasquali, presidente do congresso da 12ª Autocom (Exposição e Congresso de Automação Comercial, Serviços e Soluções para o Comércio) e vice-presidente de marketing da Afrac (Associação Brasileira de Automação Comercial), essa dificuldade de adequação deve-se ao fato de que grande parte das empresas é de micro ou pequeno porte. Na maioria das vezes, as MPEs não possuem departamentos específicos para cuidar da área de TI. “O processo pode ser complexo, pois é preciso haver uma adequação dos sistemas, o que demanda tempo, conhecimento e disponibilidade”, diz.
Para esclarecer essas dúvidas e orientar quem precisa conhecer melhor o procedimento, durante a 12ª edição da Autocom, que acontece de 6 a 8 de abril, haverá uma palestra específica sobre o assunto. A exposição também conta com empresas que atuam no segmento e oferecem soluções para facilitar a adequação às novas regras. Com informações da Trama Comunicação.