A revista Época, pelo terceiro ano consecutivo, publicou a lista das 100 personalidades mais influentes do Brasil em 2009. São pessoas que tiveram destaque no ano pelo poder, talento, realizações ou exemplo moral. A lista traz algumas personalidades da Justiça e do Direito. Os personagens do mundo jurídico foram escolhidos como os brasileiros mais influentes do país.
O ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, aparece como um dos líderes reformadores. No texto de apresentação escrito pelo também ministro do STF, Celso de Mello, o decano diz que “a comunidade jurídica nacional reconhece os altos predicados de Gilmar como grande jurista e eminente doutrinador constitucional”.
Outros dois ministros do STF figuram entre as personalidades listadas: o recém empossado, ministro José Antonio Dias Toffoli e o ministro Carlos Ayres Britto. Gilmar Mendes, em seu texto de apresentação do novo ministro do STF, diz: “Toffoli é inteligente, determinado, consciencioso. Daí sua ascensão meteórica. Aos 41 anos, chegou ao Supremo. Sua vocação para o serviço público ficou demonstrada sobretudo no período em que foi advogado-geral da União”.
Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, em sua apresentação sobre Ayres Brito, afirmou que o ministro é personalidade singular. “No Supremo, no calor dos debates, é ele o conciliador (…) humanista, pode proclamar: ‘sou homem e nada do que é humano me é alheio’. Preocupado com a questão social, pôs no verso que ‘o mundo padece de uma doença antiga, dolorosa… que atende pelo nome… odiento de injustiça social’ (…) É assim o juiz que é jurista e é poeta”.
José Luis Oliveira Lima, considerado jovem expoente na advocacia brasileira, também aparece como personalidade do ano pela sua atuação. Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça e advogado criminal, diz que Juca, como é chamado pelos amigos, “integra uma nova e talentosa geração de jovens advogados criminais, forjados em lutas cada vez mais difíceis, por conta da sofisticação e do refinamento crescentes dos órgãos repressivos nacionais.”
O corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp, é enaltecido na apresentação feita por Maria Tereza Sadek, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ela, o ministro é “um crítico severo da impunidade no Judiciário”. A professora escreve ainda que “a atuação destemida de Gilson Dipp como corregedor nacional de Justiça vem reforçando as esperanças de um Poder Judiciário democrático e republicano.”
Seis categorias compõem a lista, de acordo com a área de atuação: Líderes & Reformadores, Empreendedores & Pioneiros, Artistas & Criadores, Guias & Pensadores, Ídolos & Heróis e Benfeitores. A classificação foi feita com a ajuda de leitores, que indicaram suas preferências no site da revista, e de especialistas nas diversas áreas. Neste ano, dentre os listados, aparecem 23 personalidades que figuram pela segunda vez na lista e 11 que aparecem pela terceira vez. Dois terços dos nomes, ou 66, estão lá pela primeira vez.
Veja abaixo a lista completa:
Líderes e Reformadores – os 30 brasileiros mais influentes
Aécio Neves
Blairo Maggi
Carlos Ayres Britto
Cleonilson Nicácio
Daniel Avelino
Demóstenes Torres
Dilma Rousseff
Eduardo Campos
Eduardo Paes
Fernando Henrique Cardoso
Franklin Martins
Gilmar Mendes
Gilson Dipp
Guido Mantega
Henrique Meirelles
José Antonio Dias Toffoli
José Luis Oliveira Lima
José Sarney
José Sergio Gabrielli
José Serra
Kátia Abreu
Luciano Coutinho
Luiz Inácio Lula da Silva
Marina Silva
Márlon Reis
Michel Temer
Renan Calheiros
Sérgio Cabral Filho
Solange Vieira
Tasso Azevedo
Empreendedores e Pioneiros – os 19 brasileiros mais influentes
Abilio Diniz
Aldemir Bendine
André Esteves
Armínio Fraga
Carlos Arthur Nuzman
Carlos Ghosn
Eike Batista
Fabio Barbosa
Joesley Mendonça Batista
Laércio Cosentino
Luiz Carlos Trabuco Cappi
Mano Menezes
Maria Fernanda Coelho
Nildemar Secches
Pedro Herz
Roberto Setubal
Rogério Fasano
Romero Rodrigues
Rômulo Dias
Artistas e Criadores – os 15 brasileiros mais influentes
Adriane Queiroz
Céu
Cristovão Tezza
Deborah Colker
Glória Perez
osgemeos (Gustavo Pandolfo e Otávio Pandolfo)
Helena Rizzo
José Alvarenga
Juliana Paes
Marcelo Adnet
Matheus Souza
Nelson Freire
Paulo Coelho
Rafael Grampá
Renata Lucas
Guias & Pensadores – os 15 brasileiros mais influentes
Ali Kamel
Beatriz Barbuy
Dom Dimas Lara Barbosa
Elvira Lobato
Ferreira Gullar
Gustavo Cerbasi
Jonathan Nossiter
José Alencar
Leandro Piquet Carneiro
Marta Salomão
Mayra Avellar
Miguel Nicolelis
Paulo Hoff
Stevens Rehen
Yvonne Maggi
Benfeitores – os 9 brasileiros mais influentes
Almir Suruí
Beto Sicupira
Dagmar Garroux
Dorina Nowill
Jorge Gerdau
José Júnior
Lázaro Ramos
Roger Agnelli
Sergio Vaz
Ídolos & heróis – as 11 personalidades mais influentes
Adriano
Cesar Cielo
Dunga
Gisele Bündchen
Kaká
Leandrinho
Lyoto Machida
Marta
Poliana Okimoto
Roberto Carlos
Ronaldo Fenômeno