A Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), divulgou ontem (8) o balanço do mês de agosto da Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul (Devir), e aponta que o número de pessoas que procuram os serviços da delegacia se manteve na média. O extravio de documentos continua sendo o campeão entre os boletins de ocorrências online. No total foram registrados 1.908 boletins; desses, 1.802 foram de extravio de documentos. A delegacia virtua também registrou 106 furtos simples e o desaparecimento de quatro pessoas.
O supervisor da delegacia virtual, o investigador Adilson Costa dá algumas dicas de como evitar pequenos furtos ou até mesmo perder documentos. “Coloque a bolsa na frente do corpo e segure sempre com as duas mãos; guarde os documentos no segundo compartimento da bolsa; não deixe o celular sobre bancos e veículos; e o mais importante – atenção”, orienta o supervisor. De janeiro a agosto deste ano a delegacia virtual registrou 14.104 ocorrências sendo 13.199 por extravios de documentos; 885 furtos simples e 20 pessoas desaparecidas.
Além do registro de ocorrências, outro serviço de extrema importância são as denúncias feitas por meio do site – 95% das denúncias registradas são encaminhadas para investigação e este trabalho conjunto com a população está trazendo saldos positivos. “É importante que a sociedade denuncie desde atos de perturbação à tranqüilidade, a crimes mais graves. O denunciante não precisa se identificar, só precisa estar munido da maior quantidade de informações”, explica Adilson Costa.
A função do serviço é ser uma ferramenta da população de acesso a Polícia Civil. Com o objetivo de dinamizar e evitar as filas, em média a pessoa gasta cerca de 20 minutos para registrar o boletim. Entretanto é importante ressaltar que a delegacia virtual não substitui as delegacias físicas. “A delegacia virtual não veio pra substituir as delegacias físicas e sim para contribuir e agilizar os atendimentos. A ocorrência pode ser registrada em qualquer uma das 126 delegacias do Estado” comenta Adilson
Atendimento
A delegacia abrange todo Estado e o atendimento é 24 horas todos os dias da semana. Quem tiver alguma dificuldade ao fazer o boletim pode entrar em contato pelo telefone 3318-7980 ou 3318-7981. Existem dois plantonistas à disposição da população para orientar sobre as dúvidas. “O objetivo é proporcionar uma ferramenta de comodidade e serenidade no atendimento para a sociedade, atendendo todas as classes.
Os boletins de ocorrências podem ser feitos pelo site da Polícia Civil (www.pc.ms.gov.br). Podem ser registrados na Delegacia Virtual furtos simples, de objetos de pequeno valor, extravio de documentos e desaparecimento de pessoas.