Os devedores estarão, de 25 a 29 de fevereiro, livres do sistema de penhora online. O sistema Bacen Jud vai sair do ar por uma semana para que seja instalada uma nova versão do programa. O Banco Central pede para que juízes providenciem o desbloqueio das ordens pendentes até o dia 25 de fevereiro e que não cadastrem novos bloqueios até o dia 29.
A nova versão do Sistema Bacen Jud passará por melhorias para facilitar o uso do sistema. A partir do dia 29, o acesso já estará liberado. Apenas a requisição de informações ficará limitada a determinado número de acessos, mas no dia 18 de março estará com o funcionamento normalizado.
O Bacen Jud foi criado em 2001 por meio de convênio entre o Conselho da Justiça Federal e o Banco Central. Com o convênio, coube a cada presidente dos tribunais regionais federais indicar os servidores que têm a atribuição de cadastrar os usuários do sistema (juízes e servidores). Esses servidores são chamados de masters. O juiz devidamente cadastrado pode acessar o sistema, pela internet, e emitir as ordens judiciais para bloqueio ou desbloqueio de valores da conta de devedores.
Revista Consultor Jurídico