A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (24/3) a Operação 9 mm. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva contra acusados de facilitar fugas do Instituto Penitenciário de Macapá (Iapen). Participam da operação 70 policiais federais e 20 policiais militares do Batalhão de Operações Especiais.
Segundo a PF, “durante as investigações, constatou-se que alguns policiais militares que trabalhavam no presídio facilitavam a fuga de presos mediante pagamento de suborno. Depois da fuga, os policiais vendiam armas aos foragidos. Há indícios de que as armas tenham sido usadas em ações criminosas nos Estados do Maranhão e do Pará”.
Os policiais federais ressaltam que “após seis meses de investigação, ficou comprovado que pelo menos três fugas foram facilitadas pela quadrilha, colocando cerca de oito presos para fora do Iapen. Uma delas ocorreu dia 11/11/2008, as outras aconteceram dia 1/1/2009 e 4/2/2009”.
Além de três policiais militares, foram presos também seis acusados de pagamento de subornos aos policiais, com a venda de armas e tráfico de drogas.