Gestores de órgãos públicos avaliarão qualidade do serviço prestado por consultores

Ampliada e aperfeiçoada em 2016, a pesquisa de satisfação da Consultoria-Geral da União (CGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), mais uma vez vai medir a percepção dos gestores públicos com o objetivo de melhorar os processos de trabalho de suas unidades. Neste ano, mais órgãos serão consultados, e os resultados do levantamento servirão para avaliar a atividade de assessoramento e consultoria da instituição nestes últimos sete anos.

A pesquisa foi reformulada e passa a abranger, além dos órgãos assessorados pelas consultorias jurídicas da União nos estados, ministérios, assessorias jurídicas e secretarias da Presidência da República também assessoradas pelas consultorias jurídicas vinculadas à CGU. O trabalho destas unidades é fornecer a segurança jurídica aos atos e políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos, por meio de pareceres e manifestações.

O objetivo é mensurar o nível de satisfação dos gestores públicos quanto aos serviços e assessoria prestados pelas unidades da CGU. São avaliados prazo, capacidade de solução de demandas, confiança na equipe de consultores utilidade do serviço, forma de comunicação, uniformidade no entendimento jurídico e clareza nas manifestações. Outros quesitos a serem aprimorados também podem ser sugeridos na pesquisa.

Os formulários, enviados dias 5 e 6 de dezembro, serão respondidos por secretários de ministérios e titulares dos órgãos nos estados. Os resultados serão apresentados em janeiro de 2017.

Índice

A pesquisa da CGU também passará a calcular um índice de satisfação, indicador que permitirá comparar o nível de percepção entre os órgãos e possibilitará, ainda, estabelecer uma série histórica que dará subsídios para a fixação de metas a serem alcançadas e avaliadas no âmbito do planejamento estratégico do órgão da AGU.

A diretora do Departamento de Informações Jurídico Estratégicas, Sávia Maria Leite Rodrigues Gonçalves, destaca que, além de ser uma diretriz dos processos mais modernos de gestão, a pesquisa de satisfação a CGU permite à Consultoria conhecer seus pontos fortes de seu trabalho, como forma de consolidá-los, e pontos fracos, para a sua superação. “A devolutiva do trabalho é o desenvolvimento de ações de gestão que objetivam solucionar as questões identificadas como oportunidades de melhoria”, explica.

A pesquisa de satisfação foi implantada em 2009 e neste período a CGU utiliza os resultados obtidos para implementar melhorias, como o projeto Ciclo de Reuniões Técnicas, que em 2016 foi realizado pela quarta vez.

 

 

 

Fonte: www.agu.gov.br


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