O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio, entregou nesta terça-feira (29/4), em seu gabinete, o prêmio ao vencedor do concurso nacional que escolheu a logomarca da Justiça Eleitoral. O publicitário e designer gráfico Hector Fábio Alves Salas, da Bahia, primeiro colocado no concurso, recebeu R$ 15 mil e um certificado.
Para construir a logomarca classificada em primeiro lugar foram trabalhados três conceitos: solidez, seriedade e modernidade. As cores escolhidas buscaram trazer a idéia da nacionalidade para marca, que lembra a imagem do voto sendo depositado na urna. De acordo com o publicitário, a intenção foi mostrar, de forma simples, como o voto contém a noção do todo que é o Brasil.
Com base nas informações passadas no edital de abertura do concurso, os participantes puderam desenvolver a logomarca que julgavam que corresponderia à demanda da Justiça Eleitoral.
A logomarca escolhida no concurso não substituirá o brasão da República, presente nos documentos oficiais. Apenas identificará melhor os tribunais e órgãos vinculados à Justiça Eleitoral, facilitando sua identificação pelos eleitores. O concurso, que foi aberto ao público em geral, faz parte do processo de melhoria da identidade visual do TSE, dos TREs e dos cartórios eleitorais em todo o país, que deve tornar mais fácil a identificação desses órgãos pelos eleitores.
Revista Consultor Jurídico